Clube de Autores partilha como Divulgar um Livro de Forma Independente

0
478
Clube-de-Autores

Esta semana, tem início a 93.ª edição da Feira do Livro de Lisboa e o Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa do mundo, no seguimento deste grande evento, resolveu partilhar algumas dicas sobre como divulgar um livro de forma independente.

Participar em eventos culturais: estar presente em eventos literários é sempre uma boa estratégia, apesar de, no início, poder ser um pouco difícil para um escritor que está a dar os primeiros passos. O importante é não desistir. Procure por eventos na sua cidade, onde possa estar presente, como eventos em livrarias locais ou feiras culturais, e divulgue o seu livro. A Feira do Livro de Lisboa, apesar de não ser fácil, é um bom exemplo. De acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), verificou-se, este ano, um aumento da proatividade nos escritores que querem estar na feira. Seja um destes escritores pró-ativos. Afinal, não tem nada a perder.

Estar presente nas redes sociais: as redes sociais são uma ferramenta muito poderosa e gratuita, por isso, devemos usar e abusar dessas ferramentas para divulgar a nossa obra. Mas estar presente nas redes sociais não basta, é necessário ser bastante ativo e interagir com os seguidores. Além disso, hoje em dia, existem comunidades literárias muito importantes, que se juntam e trocam ideias sobre livros, como é o caso do “bookstagram” e do “booktok”, que podem ajudar na divulgação da sua obra. Aproveite também as hashtags ao máximo para divulgar o seu trabalho, faça lives sobre o seu livro, passatempos ou organize leituras conjuntas.

E-mail marketing: esta pode ser uma estratégia muito eficaz para a divulgar um livro. Comece por enviar um e-mail para a sua lista de contatos, oferecendo um desconto na compra do seu livro.

Crie comunicados de imprensa e partilhe as novidades com jornalistas e criadores de conteúdo locais: uma ótima maneira de divulgar um livro junto da imprensa local ou de criadores de conteúdo. Escreva textos informativos sobre o lançamento da sua obra e explore diferentes ângulos do seu livro para chamar a atenção de jornalistas e de criadores de conteúdo. Partilhe as informações mais relevantes, como, por exemplo, uma breve apresentação do livro e da sua carreira como escritor ou sobre como foi a experiência de publicar um livro.

Sobre o Clube de Autores

Fundado em 2009, o Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação de língua portuguesa, tendo nascido no Brasil. A plataforma, regida por Inteligência Artificial, viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes. Até ao momento, já foram publicados mais de 80 mil livros no Brasil.

https://clubedeautores.pt/

Guess What