IL | Enorme Preocupação com a constante Falta de Assistência Médica no Hospital de Portimão

0
597
Iniciativa-Liberal

A Iniciativa Liberal tem vindo nos últimos dois anos a alertar para a falência do modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde que se vem a agudizar de dia para dia, com grande impacto na região do Algarve.

Lamentavelmente, continuamos a testemunhar a perda de vidas humanas pela ausência de garantia, por parte do Estado, da contratação e manutenção dos recursos humanos, dos meios técnicos e dos modelos de gestão necessários.

A articulação entre instituições e até dentro das instituições (como no caso do CHUA) está provada ineficiente e não oferece qualquer garantia aos cidadãos de acesso ao serviço mais essencial de saúde.

No Algarve, com a aproximação dos picos populacionais típicos da época balnear e consequente incremento de pressão, designadamente sobre os serviços de saúde, é caso para legitimamente esperarmos o pior.

A responsabilidade não se restringe ao (des)governo atual. A incompetência de algumas administrações hospitalares e a desresponsabilização das autarquias ideologicamente associadas ao governo atual, contribuem ativa e manifestamente para o flagelo da Saúde.

O SNS sofre de um patologia grave, para a cura da qual precisaríamos de uma tutela mais capaz, mais séria e, acima de tudo, respeitadora da vida humana.

A reestruturação do SNS é vital, e, até lá, tem de haver verdadeira RESPONSABILIDADE – JURÍDICA, TÉCNICA, POLÍTICA.

O acesso à Saúde é essencial e tem de ser universal. A Iniciativa Liberal estará SEMPRE na linha da frente na defesa dos cidadãos que, seja por que razão for, se viram ou vêm privados dos seus direitos. Estamos atentos e não deixaremos que o estado da saúde na região do Algarve caia no esquecimento nem tão pouco aceitaremos que os casos de falta de assistência caiam na normalidade.

Está na hora de acabar com a desresponsabilização e com as desculpas por parte dos nossos responsáveis políticos, que são a primeira e última instância de decisão e de gestão sobre a Saúde.

É URGENTE mudar o modelo de gestão do SNS, tornando este verdadeiramente acessível a todos, verdadeiramente capaz de responder em tempo útil às necessidades da população do Algarve. Insistir em ignorar esta situação torna todos os atores políticos responsáveis pelas graves situações que daqui irão resultar.

IL Portimão