Maio vai já na reta final, mas a Mákina de Cena tem ainda muitas surpresas reservadas para este final de mês.
Após 3 semanas a alta velocidade, marcadas pela presença no festival Mochila – com a estreia de Spotlight e com a bem-sucedida reposição da Viagem ao Centro da Terra, que encontrou casa cheia e entusiasmada no LAMA BOX em Faro – bem como por mais uma etapa da circulação das Samotrácias, desta feita no Auditório Municipal António Silva, no Cacém, a convite do teatromosca; a Mákina de Cena prepara-se para terminar maio em beleza.
Dia 27 de Maio marca o início do novo ciclo de programação dinamizado pela Mákina de Cena. O Morning Sessions trará – já a partir do próximo sábado e até final setembro – muito Teatro e Jazz até Loulé. No próximo mês, o teatro será o protagonista e a esta cidade algarvia chegarão peças de diversas companhias, vindas dos mais variados pontos do país. Os espetáculos, dirigidos sobretudo ao público familiar e infantojuvenil, terão lugar em diferentes locais, como os Claustros do Convento Espírito Santo, a Cerca do Convento, o Mercado Municipal e a Casa da Mákina.
Literaturinha, Alice no Jardim, pelo teatromosca, dá o pontapé de saída nesta programação, já no próximo sábado, dia 27 de maio. Com sessão dupla às 10h00 e às 12h00, na Casa da Mákina, o espetáculo é de entrada gratuita, limitada à lotação da sala e é aconselhada a reserva prévia através do email: [email protected].
Da autoria de Paulo Campos dos Reis e Filipe Araújo a partir do célebre romance «Alice no País das Maravilhas», de Lewis Carroll, Literaturinha – Alice no Jardim, valoriza o conceito de jardim, aduzido como metáfora poética de «lugar da imaginação». O anfitrião é, como no romance, a personagem do Coelho, «lebre» da protagonista. Os atores/leitores multiplicam-se por dois: dois Lewis Carroll, duas Alices, dois Coelhos Brancos. Também há um rato timorato, uma lagarta fleumática e um apetecível bolo de chocolate.
Logo no dia seguinte, domingo, 28 de maio, pelas 18 horas, o MdC Jazz Club recebe um dueto de luxo composto por Zé Eduardo no contrabaixo e João Paulo Esteves da Silva ao piano, dois nomes que dispensam adjetivos e que nos irão trazer um concerto intimista, pautado por mestria e cheio de cumplicidade e improvisação.
Como habitualmente, o espetáculo irá decorrer na Casa da Mákina. Os bilhetes têm o valor de 5 euros, e estão sujeitos a reserva por email para [email protected].
Também o Clube de Leitura teatral, regressa neste final de mês, com data marcada para dia 31, quarta-feira, às 21h00. A coordenação estará, desta feita, a cargo de Luís Campião, escritor e dramaturgo natural de Portimão, distinguido com diversos prémios nacionais e com obras publicadas, algumas delas já levadas a palco em Portugal e no Brasil.
A Mákina, despede-se assim do mês de maio com a agenda cheia e a certeza de que, em junho, muito estará ainda por vir.
Mákina de Cena