Faro | Empreitada da Nova Ponte da Praia de Faro

0
2721
Praia-de-Faro

Objetivo – melhoria da mobilidade entre Faro e a Península do Ancão, e substituir a ponte existente, atento a idade desta estrutura, o nível de degradação, e o valor das obras de conservação decorrentes. Esta empreitada é sequente e complementar às empreitadas de construção do parque de estacionamento exterior da Praia de Faro e requalificação do acesso à praia de Faro, no âmbito da intervenção da Sociedade POLIS Litoral Ria Formosa, já concluídas.

Solução O perfil longitudinal concebido para esta ponte teve em atenção a necessidade de se garantir a navegabilidade de pequenas embarcações sob a ponte garantindo um tirante de ar adequado. O traçado em planta da ponte proposta é rectilíneo e paralelo ao existente.O perfil transversal concebido para a ponte é composto por um desenvolvimento transversal de duas vias de 3.20 metros, e uma via para circulação pedonal com 2.23 metros, a que acresce um corredor pedonal no lado oposto com 0.63m, o que se traduz numa largura útil de tabuleiro de aproximadamente 9.50 metros.Esta empreitada inclui ainda a reformulação das zonas de ligação á nova ponte, em ambas as margens, e não inclui a demolição da ponte existente.

Localização da obra – Praia de Faro, península do Ancão, Freguesia do Montenegro, integrada na área do Parque Natural da Ria Formosa.O procedimento e elementos referentes à avaliação ambiental do projeto podem ser consultados aqui: https://siaia.apambiente.pt/RECAPE.aspx?ID=423Empreiteiro – Extraco Sucursal em Portugal – Misturas, Empreitada Nova Ponte de Acesso àPraia de Faro, em Consórcio”, consórcio externo em regime de responsabilidade solidária, formado pelas empresas:- Extraco, Construcións e Proxectos, Sociedad Anónima – Sucursal em Portugal;- Misturas Obras e Proxectos, SA.

A empreitada tem uma duração prevista de 540 dias, sendo as principais ações a realizar e respectiva calendarização as seguintes:Colocação de Estacas – 60 diasEstrutura e tabuleiro – 420 diasArranjos Exteriores e infraestruturas – 60 dias

Eventuais afetações à população – durante a execução da obra, a circulação de embarcações no canal da ria formosa será condicionada. Atenta a necessária circulação de máquinas a transporte de materiais, o acesso viário e pedonal à Praia de Faro poderá ser condicionado em determinados períodos. Por motivos de segurança, os acessos poderão ser temporariamente interrompidos. (consulte AQUI a informação referente à supressão da última paragem do autocarro para a Praia de Faro).

CM Faro