Moçambique é o Último Destino na Promoção Externa do Ensino Superior Politécnico

0
404
Ensino-Superior-Moçambique-3

Missão envolve nove instituições filiadas no CCISP e será recebida num almoço na embaixada portuguesa em Moçambique.

Arranca já este domingo mais uma missão de promoção externa do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), desta feita tendo como destino Moçambique. “Este é um importante mercado para o Ensino Superior Politécnico português até pela proximidade da língua e pela ligação umbilical ao nosso País”, sustentam os responsáveis do CCISP no início de mais uma missão, que envolve nove instituições filiadas.

A missão irá desenrolar-se até 3 de junho e contempla um conjunto de encontros com parceiros locais, entre os quais se destacam as reuniões com o Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência (ISFIC), o Instituto Superior Mutasa (ISMU), o Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM) e ainda a Universidade Técnica Diogo Eugénio Guilande (UTDEG) ou a Universidade Pedagógica de Maputo. Do programa constam ainda encontros com a Escola Portuguesa de Moçambique e outras escolas locais. No dia 30 de maio, a missão portuguesa será ainda recebida num almoço na Embaixada de Portugal, em que estarão presentes a Ministra Conselheira e a Conselheira de Cooperação.

Ao longo da semana em que decorre mais esta missão do PPIN estão igualmente previstas várias sessões bilaterais de trabalho com parceiros moçambicanos, com vista ao estreitamento de relações no domínio do Ensino Superior. Na reunião do dia 31 de maio, pelas 14h00, está já confirmada a presença de 31 diretores de escolas secundárias província de Maputo e dez diretores de escolas de Maputo. Esta reunião, por forma a ter mais alcance, será também em formato online.

Recorde-se que, ao longo deste ano, o CCISP tem realizado um conjunto significativo de ações de promoção externa no âmbito do Portugal Polytechnics International Network (PPIN). Este é um projeto que consiste numa estratégia de interação conjunta que envolve 15 Instituições Politécnicas com o intuito promover a internacionalização do Ensino Superior Politécnico

O Projeto PPIN tem como parceiros associados o CCISP, o Turismo de Portugal, o IAPMEI e dezenas de entidades empresariais que têm alavancado a visibilidade e reconhecimento dos politécnicos em mercados internacionais identificados como prioritários, onde se destacam Angola, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Marrocos, Moçambique e Perú.

A missão conta com a participação de um conjunto significativo de elementos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), entre os quais os diretores nacionais e respetivos adjuntos de Planificação, Estatística e Cooperação e do Ensino Superior. Presenças que, no entender do CCISP, “reforçam a importância das missões realizadas no âmbito do PPIN e, mais concretamente, do mercado estudantil africano”.

MSImpacto