“Lura, o nosso lugar”, é o nome do livro que será apresentado ao público, no próximo dia 1 de Junho, Dia da Criança, na Biblioteca Municipal de Faro – António Ramos Rosa, em três sessões. Às 10h e 14h serão dinamizadas sessões de apresentação para escolas e pelas 18h para famílias com a participação de Maria José Marques, professora e visita regular na LURA.
Situada na Conceição de Faro, a Lura é um espaço de educação ambiental que se propõe ao desenvolvimento de atividades interativas, promovendo uma consciência ecológica e de desenvolvimento sustentável, aliada à aprendizagem e ao desenvolvimento pessoal. Ao longo de uma década de atividade, inúmeras experiências para os mais diversos públicos se foram consolidando. Nesta quinta pedagógica são dinamizadas visitas escolares, sénior e família, campos de férias, atividades de educação assistida com Burros e inclusão social, com programas de atividade socialmente útil . Também aqui que se desenvolve o Atelier da Natureza, um conceito diferente de tempos livres, onde se privilegia o desenvolvimento das crianças enquanto seres humanos felizes e ecologicamente conscientes, com uma abordagem fundamentada nos modelos de educação positiva e forest school.
Como ferramenta de trabalho, mas também como forma de gravar a magia desse espaço, o livro “Lura, o nosso lugar”, surge pelas mãos dos seus três trabalhadores (Sara Braz Vítor – mentora e coordenadora do projeto, Adriana Nobre – técnica de ação educativa e Gonçalo Vítor – responsável de manutenção, fotógrafo e formador).
Lura, o nosso lugar é uma visita guiada à quinta pedagógica, por um fofo cão de água algarvio que nos vai apresentando a fauna e flora da quinta, com especial destaque para os animais que aqui encontraram o seu lugar.
“é um cheirinho a Lura… e provoca o desejo de ir conhecer a quem ainda não teve a oportunidade e de voltar a quem já lá esteve! (…) Permite trabalhar muitas áreas e domínios, matemática, recursos linguísticos, a natureza, os animais…” Diz-nos sobre o livro a Educadora Nélia Ribeiro.
A referida apresentação do livro, insere-se nas atividades da Primavera Literária da Biblioteca Municipal de Faro, sendo a sessão das 18h00 aberta a todos os interessados.