Loulé | Distinção “Município Amigo da Juventude”

0
217
Selo-Município-Amigo-Juventude-2

Na passada sexta-feira, Loulé recebeu a bandeira e selo “Município Amigo da Juventude”, durante o III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu em Pinhel, numa sessão presidida pelo secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia.

Esta distinção vem valorizar o trabalho dos municípios nesta área e resulta do cumprimento de critérios definidos, que englobam a existência de órgãos, planos e estratégias direcionadas para a juventude, potenciando a criação de mais e melhores políticas amigas dos jovens.

A Autarquia de Loulé vê, assim, premiado o seu trabalho mas também o papel que o Conselho Municipal da Juventude, – órgão de caráter consultivo -, tem tido para encontrar respostas e apoiar os jovens deste concelho, desenvolvendo uma política de juventude que incentive a participação dos jovens na vida social, cultural, económica e cívica do concelho.

Por outro lado, além do apoio ao associativismo juvenil, a parceria com as escolas do concelho tem sido determinante, nomeadamente o poio a projetos que promovam uma cidadania ativa por parte dos jovens. Nota disso mesmo é a participação da Escola Secundária de Loulé, Escola Secundária Drª Laura Ayres e Escola Profissional Cândido Guerreiro, esta semana, no Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República.

“Os jovens representam um forte capital de esperança, devendo o Município de Loulé desenvolver a sua ação no sentido de aproveitar as suas capacidades criativas e geradoras de mudança, de mentalidades e de modernização da sociedade”, sublinham os responsáveis municipais.

A Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude foi fundada em 2020, pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, e conta com mais de 150 Municípios já inscritos, sendo Loulé um deles. É uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.

CM Loulé