Portimão | Município Sensibiliza para o Combate ao Desperdício Alimentar

0
246
Combate-Desperdício-Alimentar-5

No Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, assinalado esta quarta-feira, 7 de junho, utentes dos Centros de Convívio Sénior do concelho participaram numa ação de sensibilização realizada na Quinta Pedagógica de Portimão.

Para assinalar o Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, que se celebra a 7 de junho, Portimão promoveu hoje uma ação de sensibilização inspirada no tema “Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar”, que teve lugar na Quinta de Pedagógica com a participação dos utentes dos Centros de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras e de Portimão.

Através das questões que fizeram parte de um divertido peddy paper, os participantes não só descobriram as diversas espécies de animais existentes na Quinta e conheceram um pouco sobre a agricultura aqui praticada, como ficaram a saber mais sobre a melhor forma de aproveitar as sobras das refeições, se um alimento está em condições ideais de segurança para ser consumido, ou para que serve a compostagem e a recolha de resíduos orgânico, entre outros temas de interesse, abordados de forma didática.

Esta atividade, dinamizada com a colaboração da EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, Banco Alimentar do Algarve e Quinta Pedagógica de Portimão, integra um conjunto de ações previstas para este ano, diretamente relacionadas com a estratégia municipal de combate ao desperdício alimentar.

Nesse âmbito, e em estreita parceria com o Banco Alimentar do Algarve, serão disponibilizadas à comunidade várias dicas para combater o desperdício alimentar, tendo algumas delas estado, desde já, na base da atividade realizada esta manhã.

Será igualmente lançado um desafio às instituições para a formação de colaboradores/as dos refeitórios e cozinhas, no sentido de serem capacitados/as para o combate ao desperdício alimentar, bem como elaborado um e-book de receitas “zero desperdício” e desenvolvidos workshops para técnicos/as e população em geral.

Combate ao desperdício alimentar é preocupação municipal

No sentido de sensibilizar a comunidade para uma causa social que deve ser de todos,

o Município de Portimão aceitou o repto do Banco Alimentar e uniu-se a este movimento em 2022, quando criou o Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, tendo vindo a desenvolver ações de promoção do desperdício zero, entre as quais a criação de receitas mensais dirigidas aos beneficiários de apoio alimentar, construídas com base nos alimentos que integram um cabaz mensal e a realização de workshops no Mercado Municipal e na Quinta Pedagógica, entre outras iniciativas.

Ainda nesta área de intervenção, a autarquia estabeleceu uma parceria com o projeto “Prato Certo sobre rodas” até 2022, visando a sensibilização para a importância da alimentação mediterrânica, a reutilização de alimentos e seu total aproveitamento. Foram ainda criadas receitas de sobras, num desafio lançado pelo Município à DUAL Qualificação Profissional – Centro de Portimão que foi superado com êxito, como foi comprovado no ano passado pelos degustadores de diversas escolas do concelho.

Segundo dados do movimento Unidos Contra o Desperdício, mais de 79 toneladas de alimentos são desperdiçadas por segundo no mundo, correspondendo a mais de 2.500 milhões de toneladas por ano, enquanto em Portugal esse número atinge 1,8 milhões de toneladas de alimentos desaproveitados, a uma média de 183 quilos por pessoa.

Direito à alimentação é fundamental

Porquea igualdade vivida na sua plenitude passa pelo acesso igualitário a diversos direitos, e porque o direito a uma refeição é considerado básico e fundamental, a atividade realizada esta manhã, no âmbito do Dia Municipal de Combate ao Desperdício Alimentar, também se insere no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.

A conjugação entre a promoção da igualdade e o combate eficaz ao desperdício alimentar, levaram o Município de Portimão a convidar neste ano letivo os alunos e alunas do 5.º ano dos agrupamentos escolares do concelho a se juntarem aos seniores e a apreenderem, de forma lúdica, dicas básicas que poderão implementar nos seus lares e replicar com familiares e amigos.

CM Portimão