Portimão | Quinta Pedagógica expõe Ferramentas e Utensílios Agrícolas Antigos

0
295
Quinta-Pedagógica-Portimão

A partir desta terça-feira, 13 de junho, fica patente nas instalações da Quinta Pedagógica de Portimão a exposição permanente “Objetos do Quotidiano Rural”, que reúne ferramentas e utensílios antigos, doados pela comunidade da Mexilhoeira Grande e devidamente tratados e conservados pela equipa do Museu de Portimão.

Parte fundamental da história da humanidade, a evolução da agricultura permitiu aos seres humanos assegurarem a sua subsistência enquanto comunidade.

O engenho humano levou à criação de diversas ferramentas e utensílios que auxiliavam as tarefas diárias, desde as primeiras alfaias, que utilizavam a força de tração animal e humana, passando pela transição do trabalho manual até à mecanização.

Todo esse processo evolutivo, ocorrido ao longo dos últimos milénios, permitiu a subida de produtividade, a poupança energética, a otimização de resultados e a intensificação dos meios de produção e melhorou a qualidade de vida comunidades rurais, verificando-se um acentuado desenvolvimento da maquinaria utilizada na sequência das duas grandes guerras travadas na primeira metade do século XX.

Esta mostra, que integra o programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Portimão, pretende dar a conhecer ao público um pouco da história das alfaias, ferramentas agrícolas e objetos do quotidiano das comunidades rurais da região, algumas delas usadas ainda hoje, auxiliando o agricultor na importante missão de providenciar alimentos e produtos de qualidade para si e para os outros.

CM Portimão