Lagos | Município apoia Festival Cultural Ucraniano-Português

0
547
Lagos-Apoia-FelizOnda

A Câmara Municipal de Lagos vai apoiar financeira e logisticamente o FELIZONDA, um festival cultural ucraniano-português que pretende celebrar a diversidade cultural, a paz, a amizade e a solidariedade entre os povos.

Organizado pela ORANTA – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal, o FELIZONDA irá realizar-se no final deste mês, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, na Praça do Infante e no Jardim da Constituição, trazendo a Lagos nomes de destaque da cena artística ucraniana, como a estrela de rock Oleg Skrypka, a NAONI ORCESTRA – Orquestra Académica Nacional de Instrumentos Folclóricos da Ucrânia e a cantora de jazz Laura Marti. A estes nomes somam-se artistas portugueses e de outras nacionalidades que juntam a sua voz, música e talento ao cartaz desta celebração.

O programa prevê, ainda, a participação de Djs locais e internacionais, a recriação de uma vila típica da Ucrânia, comes e bebes, exposições, área infantil e uma feira de artesanato. O evento é organizado por voluntários e tem entrada gratuita, sendo que as doações revertem para o apoio à Ucrânia. O objetivo é ajudar o centro de reabilitação para veteranos da guerra russo-ucraniana, fundado por Natália Tarabalka, mãe do Herói da Ucrânia, o piloto Stepan Tarabalka.

Na aprovação do subsídio em reunião do executivo municipal foi destacada a importância do evento como manifestação de apoio e solidariedade para com um povo que é a parte agredida no conflito, assim como o facto de o Festival contribuir para a integração da comunidade ucraniana no nosso país, em particular os cidadãos que, fugidos à guerra, vieram mais recentemente para Portugal e para o concelho, onde estão a residir.

Todas as informações sobre o evento disponíveis no site oficial do Festival em https://felizonda.pt/

CM Lagos

Lagos-Apoio-Ucrania-Felizonda