StartIUPI Portimão | Alunos Vivenciaram o Espírito Empreendedor em Ambiente Escolar

0
272
StarIUPI-Portimão-5

Para vivenciarem o espírito empreendedor, 209 alunos de nove turmas do 4º ano do Centro Escolar do Pontal e da Escola Básica Major David Neto participaram no programa StartUIPI, que lhes proporcionou na reta final do 3º período do ano letivo 2022/2023 uma experiência enriquecedora em ambiente escolar.

Através de dinâmicas e jogos pedagógicos e divertidos, cada turma participou em cinco sessões no âmbito da metodologia StartIUPI, que visa desenvolver as competências empreendedoras dos alunos, trabalhando temas como o ciclo de criação de valor, a definição do preço (custo, concorrência, cliente) e a comunicação para a venda dos produtos, sob a premissa de que o empreendedorismo é uma forma de estar na vida que pode ser estimulada desde cedo.

Para o efeito, foi distribuído um Kit do Empreendedor por turma, com materiais de apoio para a realização dos projetos posteriormente apresentados na Feira IUPI, tendo cada aluno recebido um exemplar do livro “StartIUPI – Fazer Coisas”, que reúne as bases da metodologia aplicada nas sessões escolares e mais de 30 atividades práticas e ideias de projetos.

A iniciativa culminou na Feira IUPI, que teve lugar a 19 de maio na Escola Básica Prof. José Buísel, que integra o Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, e em 2 de junho no Centro Escolar do Pontal, integrado no Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, tendo os alunos apresentado o desenvolvimento dos produtos comercializados, não faltando o networking entre as equipas intervenientes.

Promover o empreendedorismo jovem

A implementação do programa StartIUPI vem no seguimento da aposta do Município de Portimão, responsável pela incubadora de negócios StarUp, em promover um ecossistema empreendedor local, consciente de que o mesmo não se constrói apenas com empresários, empreendedores e players locais, mas também com os mais novos, fazendo parte da missão da autarquia promover o empreendedorismo jovem e uma atitude empreendedora junto dos alunos das escolas do concelho.

Nesse sentido, o Município de Portimão conta com a colaboração da GEN Portugal – Associação para a Inovação e Empreendedorismo, responsável pelo programa StartIUPI, cuja primeira ação decorreu no ano letivo 2019/2020 em estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, da Bemposta e Júdice Fialho.

CM Portimão