A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em cocriação com a Fundação Amélia de Mello, desenharam uma iniciativa que aproxima jovens e oportunidades do mundo do impacto, através de bolsas e sessões de capacitação.
O objetivo é motivar jovens adultos a encontrarem soluções para quatro áreas: agroindústria, água, educação, e prevenção e estilos de vida. As candidaturas abrem em breve e poderão ser feitas no site da Casa do Impacto.
A Casa do Impacto e a Fundação Amélia de Mello cocriaram o Impact Journey, um programa que pretende dotar os jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, com conhecimento, ferramentas e financiamento para desenvolverem as suas ideias e darem os primeiros passos no setor do empreendedorismo de impacto. O programa inclui sessões de capacitação, acesso a bolsas de empreendedorismo, visitas de estudo a entidades diversas do ecossistema nacional e internacional, e a participação em programas da Casa do Impacto.
A iniciativa que aproxima jovens às oportunidades do mundo do impacto rege-se pelas seguintes fases: submissão de candidaturas, a partir de junho; fase de capacitação de 12 projetos, no final da qual serão selecionados até três projetos para seguirem em frente, em outubro para a fase de incubação pelo período de um ano. Os três vencedores, para além do apoio financeiro, do período de incubação gratuita na Casa do Impacto com acompanhamento de uma equipa dedicada e da participação na Web Summit 2023, terão a oportunidade de participar numa Inspiring Journey em Londres, ao abrigo da parceria com a LSE Generate da London School of Economics.
A iniciativa visa encontrar soluções que respondam aos desafios societais de:
- Agroindústria, com atividades relacionadas com matéria-prima e transformação, a indústria dos alimentos e a sua distribuição;
- Água, no contexto de preservação de recursos naturais, procuram-se soluções para a reutilização, redução da perda de água, consumo eficiente e racionalização;
- Educação, na formação das novas gerações;
- Prevenção e estilos de vida, que procurem uma qualidade de vida de modo completo e integrado e comportamentos saudáveis, desde o diagnóstico e a prevenção, à promoção da saúde e modificação comportamental.
“Ao aproximar os jovens portugueses e estrangeiros e as oportunidades do mundo do impacto, compreendendo o processo empreendedor, promovendo a inovação e o desenvolvimento de soluções ligadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, estamos a abrir as portas para que haja maior espírito de iniciativa, menos aversão ao risco e foco na criação de ideias de negócio inovadoras e sustentáveis.” explica Jorge Quintas da Fundação Amélia de Mello.
“A Casa do Impacto impulsiona um ecossistema que tem as condições para estimular a criação de sinergias entre parceiros, apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores e dotar os jovens do conhecimento necessário para compreenderem e agarrarem as oportunidades do empreendedorismo e inovação. É com grande satisfação que iniciamos esta parceria com a Fundação Amélia de Mello e nos aproximamos a dois grandes grupos empresariais nacionais, que partilham da visão e ambição de criar e promover negócios e iniciativas de impacto para resolver alguns dos problemas societais mais prementes.” afirma Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto sobre a parceria com a Fundação Amélia de Mello.
O Impact Journey contribuirá com acesso a financiamento e terá o acompanhamento da equipa da Casa do Impacto, o envolvimento das empresas do Grupo José de Mello – Bondalti, Brisa, CUF, José de Mello Residências e Serviços, e Ravasqueira, – e do Grupo Sovena, onde se inclui a Nutrifarms, que contam com muitos anos de experiência em vários setores de atividade.
Unimagem