Festa Espiga´23

0
731

As mais genuínas tradições do interior algarvio estiveram de regresso à Vila de Salir, em mais uma edição da histórica Festa da Espiga. Nos dias 18, 19 e 20 de maio, Salir engalanou-se para receber os inúmeros visitantes, bem como todos os salirenses que por estes dias saíram à rua ou regressaram à sua terra para a comemoração da maior festa da freguesia.

Muitos foram os que ajudaram, colaboram e dedicaram-se à preparação dos carros e dos grupos representativos da etnografia do interior do concelho de Loulé, mas também da decoração das ruas e ainda na preparação e acolhimento da Festa das Espiguinhas para os mais novos, bem como da melhor e mais saborosa gastronomia serrana.

Esta foi uma organização conjunta entre a Junta de Freguesia de Salir e a Câmara Municipal de Loulé, sendo que a edição deste ano da Festa da Espiga, além da forte componente etnográfica, trouxe até à Capital do Interior Algarvio, a bonita e elevada Vila de Salir, elevados e conhecidos nomes da música portuguesa, entre eles Zé Amaro, Jimmy P e The Gift, entre outros.

Integrada nas comemorações do Município de Loulé, a Festa da Espiga reveste-se de grande importância para as gentes da Serra do Caldeirão, assumindo-se como uma verdadeira e digna representante dos usos e costumes deste território, mas também onde se assinala com forte significado a Quinta Feira da Ascensão e por sua vez a apanha do ramo da espiga.