Kinderpedia | Saiba como a Tecnologia pode melhorar a Comunicação entre a Escola e a Família

0
402
Kinderpedia-2

A Kinderpedia, a solução completa de gestão e comunicação escolar para escolas e jardins de infância, partilha 4 exemplos sobre como a tecnologia pode melhorar a comunicação entre a escola e a família.

Comunicação em tempo real: As ferramentas tecnológicas permitem que exista uma comunicação bidirecional, transparente e em tempo real entre as famílias e a escola. Assim, durante o tempo em que as crianças ou os alunos estiverem na escola, existe uma partilha com os pais sobre o dia a dia dos seus filhos. Por exemplo, qual a ementa, se dormiram ou não a sesta e quanto tempo, podem receber fotografias ou vídeos dos filhos nas escolas, entre outras coisas.

Calendário escolar e Gestão de Eventos: Na correria do dia a dia, e na multiplicidade de emails, é natural que, por vezes, algo possa escapar do planeamento. Com a ajuda da tecnologia, as famílias têm a vida mais facilitada, uma vez que podem ter acesso, de uma forma mais facilitada, a um calendário com eventos, atividades letivas e, até mesmo, ao horário escolar. 

Avaliação e progresso dos alunos: Acompanhar o progresso dos educandos é essencial, no entanto, muitas vezes, só no final de cada período, é que os pais conseguem ter uma ideia mais concreta de como é que os filhos se estão a sair na escola. Ora, com a integração da tecnologia no ensino, isso não teria mais de ser assim. Os pais poderiam acompanhar, desde o início e diariamente, o progresso e avaliação dos seus educandos, reforçando a participação familiar na educação e maximizando o potencial de cada aluno.

Gestão de turmas: Imagine ter uma plataforma onde os professores conseguem fazer várias coisas como, por exemplo, registar presenças, avaliar os alunos, atribuir trabalhos de casa, e até corrigi-los e, sempre que necessário. Tudo isto facilitaria não só o trabalho do professor, como as famílias e os alunos poderiam acompanhar todas estas questões. 

O envolvimento da família traz muitos benefícios para as crianças e para a comunidade escolar em geral, como aponta Global Family Research Fund, que assinala que uma colaboração  e comunicação eficaz entre escola família está ligada a um melhor desenvolvimento académico e sócio-emocional.

GW

Kinderpedia