Portimão | Unidade de Saúde Móvel presta Apoio de Proximidade e Melhora Cuidados às três Freguesias

0
222
USM-Portimão

Para melhorar a acessibilidade e a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, Portimão dispõe de uma Unidade de Saúde Móvel, que se desloca semanalmente pelas três freguesias do concelho, priorizando a intervenção junto da população sénior e em contexto de maior isolamento.

Importante resposta ao nível de apoio de proximidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a reentrada em funcionamento da unidade faz parte das medidas de intervenção na área da saúde promovidas pelo Município de Portimão, em parceria com os diferentes interlocutores da rede social local, estando direcionada a utentes residentes e inscritos no concelho.

Entre outras valências, a unidade móvel permite atuar de forma preventiva, sendo este atendimento de proximidade assegurado por uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal, as três juntas de freguesia do concelho e a Unidade de Cuidados na Comunidade Dunas – Agrupamento de Centros de Saúde Barlavento II.

Nesta unidade são assegurados rastreios ao nível da diabetes e da hipertensão arterial, geridos regimes terapêuticos, vigiados planos individuais de vacinas/vacinação e facultadas junto da população alvo dicas promotoras de melhorias comportamentais em beneficio da saúde.

Trajetos mensais pelas freguesias do concelho

Percorrendo mensalmente as três freguesias do concelho, a Unidade de Saúde Móvel assegura os serviços em várias zonas, numa relação de proximidade com as populações.

A Unidade de Saúde Móvel desloca-se todos os meses à freguesia da Mexilhoeira Grande com os seguintes pontos de paragem: na primeira semana – Figueira (segunda-feira), Senhora do Verde (quarta-feira) e Monte Canelas (quinta-feira); na segunda semana – Montes de Cima (segunda-feira), Arão (quarta-feira) e Pereira (quinta-feira).

Quanto à Freguesia de Alvor, a Unidade de Saúde Móvel passa na terceira semana do mês pelos seguintes locais: Montes de Alvor (segunda-feira), Alvor – perto da Junta de Freguesia (quarta-feira) e Alvor – perto do Centro Comunitário (quinta-feira).

Na quarta semana, a viatura tem o seguinte itinerário na freguesa de Portimão: nos meses de junho, setembro e dezembro – Centro de Convívio Sénior da Aldeia das Sobreiras (segunda-feira), Centro Comunitário da Cruz da Parteira (quarta-feira) e Centro Comunitário do Pontal (quinta-feira); enquanto que nos meses de julho e outubro – Porto de Lagos (segunda-feira), Rasmalho (quarta-feira) e Chão das Donas (quinta-feira); e nos meses de agosto e novembro – Centro de Convívio Sénior de Portimão (segunda-feira), Centro Comunitário da Coca Maravilhas (quarta-feira) e Pedra Mourinha (quinta-feira).

CM Portimão

USM-Portimão