SCM Tavira | Inauguração do Núcleo Museológico do Hospital do Espírito Santo

0
270
Igreja-Espirito-Santo-Tavira

A Santa Casa da Misericórdia criou o seu mais recente espaço criado. Trata-se do Núcleo Museológico do Hospital do Espírito Santo, com a Exposição Permanente – Hospital do Espírito Santo: Tavira Caritativa.

A História do Hospital do Espírito Santo cruza-se, de forma muito significativa, com a história de Tavira nos últimos seis séculos. Este desenvolveu, ao longo dos seus seis séculos de funcionamento, importante e crucial ação caritativa, para além da ação hospitalar tão conhecida. Contribuindo para o bem-estar não só dos Tavirenses, mas também dos habitantes de concelhos vizinhos, bem como dos peregrinos que por aqui passavam, mendigos, viajantes que chegavam sobretudo através da via marítima, entre outros. Foi paralelamente, durante os primeiros séculos de funcionamento, um hospital estratégico e de retaguarda aos cruzados que nas Batalhas do Norte de Africa combatiam.

Foi sem dúvida, durante vários séculos a grande porta aberta para aqueles que mais padeciam! E essa ação, crucial para Tavira, estendeu-se até ao final do século XX, permanecendo, a sua história contemporânea, na memória coletiva de todos os Tavirenses até aos dias de hoje.

Após o encerramento do Hospital, viu-se a Santa Casa da Misericórdia com um espólio de uma riqueza imensurável nas suas mãos, que durante anos guardou como se de uma verdadeira preciosidade se tratasse.

Mas um espólio desta importância, e história que nele guarda, não poderia continuar a manter-se guardado sem dar a todos o privilégio de o conhecer/recordar, caindo no esquecimento a memória do Hospital.

Tendo em conta a grandiosidade e importância deste legado, o Núcleo de Património, Culto e Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Tavira levou a cabo este projeto de pesquisa, restauro, parcerias e vários testemunhos, cuja sinergia resultou num Espaço Museológico que dignifica a memória deste Hospital.

Assim, a inauguração do Núcleo do Hospital do Espírito Santo terá lugar no dia 24 de junho, pelas 17h, na Praça Zacarias Guerreiro, no âmbito dos Festejos da Cidade de Tavira.

SCM Tavira

SC-Misericórdia-Tavira