Albufeira | Workshops Criativos animam o Centro de Artes e Ofícios durante o mês de Julho

0
751
Albufeira-Centro-Artes-Ofícios

É já no próximo dia 1 que o Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa recebe o primeiro workshop criativo do mês de julho.

Do programa constam seis formações, especificamente, Doce Fino, Pintura em Azulejo, Pintura em Madeira, Crochet, Bordado e Cianotipia, com o intuito de perpetuar técnicas de arte ancestrais e a cultura artística regional.As inscrições para as diferentes formações artísticas organizadas pelo Município já estão a decorrer.

Uma experiência a não perder!

O Centro de Artes e Ofícios Carlos Silva e Sousa volta a abrir as portas à arte e à cultura local. Durante o mês de julho, o mais recente espaço cultural do concelho acolhe seis workshops criativos, nomeadamente, Doce Fino, Pintura em Azulejo, Pintura em Madeira, Iniciação ao Crochet, Introdução ao Bordado e Cianotipia, iniciativa que tem por objetivo promover o artesanato e a arte regional.

Neste sentido, no dia 1 de julho, das 15h00 às 18h00, Augusta Aragão ensina os participantes a fazerem bolinhos de amêndoa recheados com doce de ovos, no Workshop de Doce Fino. A formação tem um custo de 55 euros (material incluído) e a inscrição deve ser feita para o email: [email protected].

No dia 7 de julho, sexta-feira, a formadora Graça Martins regressa ao Centro de Artes e Ofícios de Albufeira para o Workshop de Pintura em Azulejo. A atividade, que destaca uma das mais antigas produções artísticas do país (o azulejo tem 500 anos de produção em Portugal), decorre das 14h30 às 17h30 e tem um custo de 30 euros (material incluído).

A inscrição é obrigatória e deve ser feita em: [email protected].

A 11 de julho, o centro recebe um Workshop de Pintura em Madeira. Maria José Ribeiro é responsável pela formação que propõe aos participantes a possibilidade de pintar uma caixa de madeira com técnicas que de imitação de ganga ou couro. A atividade decorre das 10h00 às 13h00, custa 40 euros (material incluído) e as inscrições devem ser feitas através do email: [email protected].

No dia 19 de julho, das 14h00 às 17h30, Adriana Mariquito ensina as bases do crochet, no Workshop de Iniciação ao Crochet. “Este workshop prático permite que os participantes fiquem aptos para desenvolver projetos simples”, garante a formadora. As inscrições são feitas para o email: [email protected]  e a “aula” custa 35 euros (material incluído).

Ainda em julho, há um Workshop de introdução ao Bordado. No dia 22, das 10h00 às 13h00, Flávia Ferreira ensina diferentes pontos e técnicas para desenvolver composições únicas através da criatividade. Este workshop tem um custo de 35 euros (material incluído).

Para se inscrever envie email para: [email protected].

A fechar o mês, o Centro de Artes e Ofícios recebe, ainda, Sandra Nascimento para um Workshop de Cianotipia. Esta técnica fotográfica alternativa, que produz impressões de cor azul da Prússia devido a uma reação química, é explicada na última ação, a 27 de julho, das 14h00 às 18h00. A ação, que pretende que os participantes aprendam a preparar a solução química e a sua aplicação em papel, bem como as técnicas de exposição usando negativos ou objetos transparentes, plantas ou outros materiais, custa 50 euros.

A inscrição deve ser feita para o email: [email protected].

Paralelamente, o Centro de Artes e Ofícios recebe, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30, o tecelão do projeto ECOS – Oficina Ecológica de Cooperação Social. Refira-se que o projeto ECOS, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, desenvolve e disponibiliza atividades e ações inovadoras no âmbito da capacitação pessoal e social, da empregabilidade e de promoção e integração na comunidade.

CM Albufeira