Grupo HPA Saúde | Unidade de Oncologia aposta em Exame Inovador Minimamente Invasivo

0
343
HPA-Saúde-Oncologia

A prevalência de doenças oncológicas é cada vez maior e a falta de soluções permanentes para esta patologia deve-se, principalmente, à complexidade dos mecanismos neoplásicos e à capacidade de a neoplasia se adaptar às terapêuticas aplicadas, criando resistência às mesmas.

Assim, e assente no compromisso de inovar e proporcionar cuidados de excelência aos doentes oncológicos, a Unidade de Oncologia do Grupo HPA Saúde tem um novo método de diagnóstico, conhecido como Biópsia Líquida e DNA Tumoral Circulante (ctDNA).

Trata-se de um exame minimamente invasivo, que permite aos médicos descobrir e avaliar uma série de informações sobre as características do tumor e do próprio doente através da extração de uma simples amostra de sangue, bem como mutações específicas para terapêuticas-alvo com claro benefício na qualidade de vida e sobrevivência do paciente.

De acordo com o Dr. André Andraz da Cruz, Coordenador da Unidade de Oncologia do Grupo HPA Saúde, “esta tecnologia tem evoluído e podemos atualmente, com o mesmo método e sem necessidade de procedimentos mais invasivos, avaliar o DNA Tumoral Circulante.

Entre os principais benefícios, este método de diagnóstico, realizado em parceria com uma empresa norte-americana, permite avaliar a doença residual molecular após o tratamento cirúrgico de um cancro, possibilitando personalizar o tratamento oncológico preventivo de acordo com o risco individual de cada doente. Além disso, é também possível monitorizar o ctDNA durante o seguimento do doente, ajudando a identificar o risco de recidiva e assim antecipar e agir rapidamente na doença metastática, sendo possível analisar em tempo real a resposta ao tratamento ou necessidade de adaptação do mesmo.”

HPA

Grupo-HPA_Saúde