Portimão | Diáspora Sefardita é tema de conferência-debate na Casa Manuel Teixeira Gomes

0
244
Casa-Manuel-Teixeira-Gomes

“Uma outra diáspora: Sefarditas, identidades ibéricas e memórias de exílio” é o tema da conferência-debate que Carla Vieira vai proferir na Casa Manuel Teixeira Gomes no dia 8 de julho, a partir das 17h00.

O tema ganha maior relevância numa altura em que tanto se vem falando, pelos melhores e piores motivos, sobre a diáspora sefardita, na sequência da lei da nacionalidade atribuída a descendentes de judeus sefarditas portugueses.

Quem são, afinal, estes herdeiros de um passado traumático da história portuguesa e como é que uma identidade alicerçada em memórias de perseguição e violência, alimentada pelo orgulho nas suas raízes ibéricas, outrora cortadas pelo preconceito e intolerância, se manteve viva ao longo de séculos, são duas das principais questões que Carla Vieira procurará aclarar.

Essa história de uma nação no exilio servirá de mote para a conferência, onde a investigadora irá propor uma viagem histórica, da Sinagoga Portuguesa de Amesterdão à Touro Street em Newport, de Espinosa a Ribeiro Sanches, da City de Londres às plantações do Suriname, focando a diáspora destes portugueses acossados pelo Santo Ofício, que constituiu uma outra face da chamada “primeira globalização”, em que a identidade, a língua e a cultura serviram de elo entre comunidades lusas dispersas pelo mundo.

A conferencista é investigadora do Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo vencido o Prémio História da Europa da Fundação Calouste Gulbenkian, atribuído pela Academia Portuguesa da História.

Doutorada em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, tem perseguido um meticuloso e persistente trabalho de investigação para levantar as vidas dos judeus e cristãos-novos portugueses pelo mundo, perseguidos e forçados ao exílio, e a influência que exerceram nos países de acolhimento.

Para além de inúmeros artigos científicos em revistas internacionais da especialidade, Carla Vieira é autora das obras “Nação entre Impérios: Judeus Portugueses e a aliança luso-britânica no século XVIII” (Húmus, 2022), “Judeus Portugueses na América” (Esfera dos Livros, 2021) e “Uma Amarra ao Mar e Outra à Terra: Cristãos-Novos no Algarve de 1558 a 1650” (Sul, Sol e Sal, 2018).

Em termos de cidadania ativa, Carla Vieira foi fundadora em 2011, juntamente com o irmão Nuno Bernardino Vieira e alguns amigos, da Teia d´Impulsos, uma associação sem fins lucrativos que dinamiza atividades de cariz social, cultural e desportivo, promovendo a igualdade de direitos e de oportunidades entre todos os cidadãos, contribuindo através dos eventos promovidos para elevar a cidade de Portimão e o Algarve.

CM Portimão

Portimão-Carla-Vieira