Diocese do Algarve Retoma Celebração do “Dia dos Avós”

0
785
Dia-Avós

A Diocese do Algarve retoma, este ano (após as restrições obrigatórias devido à pandemia provocada pela COVID-19), a celebração do Dia dos Avós e dos Idosos. A data comemora-se a 26 de julho, dia de São Joaquim e Santa Ana, sendo realizada uma peregrinação diocesana ao Santuário da Mãe de Soberana, em Loulé, este ano sob o lema «De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. LC 1, 50).

O tema foi proposto pelo Papa Francisco, que na sua Mensagem para o III Dia Mundial dos avós, nos recorda: «Neste ano, regista-se uma proximidade estupenda entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude; no tema de ambas, sobressai a «pressa» de Maria (cf. 1, 39) quando visita Isabel, levando-nos assim a refletir sobre a ligação entre jovens e idosos». Francisco salienta, nesse seu texto, que «espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior», pois os idosos ajudam-nos a ter um horizonte temporal maior, não nos cingindo ao presente. «Por sua vez», diz o Santo Padre, «aos mais velhos, a presença dum jovem abre à esperança de que não se perderá tudo aquilo que viveram e se vão realizar os seus sonhos».

Esta peregrinação ao Santuário da Mãe Soberana, é uma iniciativa do Departamento Diocesano da Pastoral Social, para a qual são convidados os avós e os idosos das comunidades paroquiais e, muito especialmente, aqueles que frequentam os Lares de Idosos, os Centros de Dia, os Serviços de Apoio Domiciliário e outras valências das Instituições Sociais da Igreja, Misericórdias, Centros Sociais Paroquiais, Cáritas e outros Movimentos/Serviços eclesiais.

A peregrinação será, ainda, uma oportunidade festiva, para que os avós e os idosos possam visitar o Santuário de Nossa Senhora da Piedade — Mãe Soberana.

A peregrinação terá o seguinte programa:

15h30 — Receção dos peregrinos e acomodação;

15h30 — Recitação dos mistérios do rosário;

16h00 — Eucaristia, presidida pelo Bispo do Algarve, D. Manuel Neto Quintas.

A organização solicita que seja indicado o número de peregrinos de cada grupo/instituição até ao dia 21 de julho, através do mail: [email protected], de modo a poder reservar lugares sentados para os idosos.

Gidalg