Um projeto dedicado a plantas e outro às hortas venceram a 2ª edição do concurso de ideias CURA, que decorreu entre 15 de Março e 31 de Maio. O CURA pretende estimular o desenvolvimento de ideias de negócio a nível nacional, no âmbito da economia circular.
Na 2ª edição concorreram 36 projetos, com um total de 113 empreendedores. Sarra Haribi e Moahmed Haribi, ambos com 29 anos, venceram na categoria superior, que tem como público-alvo alunos do ensino superior ou empreendedores sem empresa constituída. Os dois empreendedores apresentaram o projeto “LE VERDÂTRE” que se baseia no cultivo de plantas sem solo, usando uma mistura de água e de nutrientes.
Na categoria secundário, que tem como público-alvo alunos do 9º ano, secundário e profissional, os jovens de 15 anos, Tomás Vicente, Angélica Serras, Manuel Alves e Nair Grilo, venceram com o projeto “Horta4You”. A ideia de negócio passa pela criação e montagem dos kits de horta nas escolas, que são auto-irrigáveis, com compositores e criados a partir de materiais reciclados, reutilizáveis, biodegradáveis.
Estas foram as duas ideias com soluções mais diferenciadas e inovadoras que chamaram a atenção do júri. A entrega de prémios decorreu no evento Tecnet/ Startup Zero no dia 21 de junho, em São João da Madeira. Todos os jovens vão ser premiados com uma viagem a Amesterdão.
Projeto de vinho e animais vencem 1ª edição
De recordar, que a 1ª edição do concurso de ideias CURA realizou-se entre 9 de Dezembro e 23 de Fevereiro. No total concorreram 30 projetos, onde estiveram envolvidos 70 empreendedores.
Estevan Versolato, José́Lemos e Marcelo Sequeira, com o projeto Wine Lees, venceram na categoria superior, A ideia de negócio foca-se na reutilização das “borras”, um resíduo que se forma na produção de vinhos, e que pode ser aproveitado na criação de uma linha de produtos alimentares com vários benefícios para a saúde.
Na categoria secundário, Luana Santos e Paula Pereira arrecadaram o prémio com o projeto “Build a home to the pets”. A ideia passa pela construção de casotas e de acessórios para animais de estimação que se encontram na rua e nos canis, através de materiais diversos que podem ser reciclados.
O Concurso de Ideias CURA é uma iniciativa conjunta da Associação BLC# – Campus de Tecnologia e Inovação, da Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy, SANJOTEC; Sines Tecnopolo e TAGUSVALLEY.
Amarca