APIC | Campanha desafia Portugueses a Adotar Estilos de Vida Saudáveis nas Férias

0
402
Saude-Coracao

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a dinamizar a terceira edição de uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”. Esta iniciativa tem como objetivo promover comportamentos preventivos da doença coronária, através da adoção de estilos de vida saudáveis também no período de férias.

“Apesar de a pausa de verão ser sinónimo de descanso, é importante cuidar da saúde do coração mesmo no período de férias. É crucial garantir a hidratação, não exagerar nos alimentos ricos em açúcar, gordura e sal, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. Além disso, é importante continuarmos ativos, caminhar ou participar em atividades recreativas são excelentes opções para manter o coração saudável. Estes fatores são importantes não só para o coração, como para o bem-estar geral”, afirma Rita Calé Theotónio, presidente da APIC.

Com as medidas preventivas, reduz-se a probabilidade de desenvolver ou agravar a doença coronária, uma condição caracterizada pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias, o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais manifestações da doença coronária são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

“As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo. É necessário continuar a consciencializar a população de que a rotina influencia diretamente a saúde. O coração não tira férias e, independentemente da circunstância, devemos continuar atentos a sinais como dores no peito; náuseas; vómitos; falta de ar e ansiedade. Não pode existir o “deixar para depois” quando nos referimos ao nosso coração, sendo essencial continuar regrado na toma de medicação e no agendamento de consultas”, finaliza Rita Calé Theotónio.

Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Na presença destes sintomas é importante ligar imediatamente para o número de emergência médica – 112 – e esperar pela ambulância. A via verde coronária tem uma cobertura nacional podendo ser ativada 24 horas por dia, todos os dias da semana, mesmo em tempo de férias.

Para evitar um enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar; reduzir o colesterol; controlar a tensão arterial e a diabetes; fazer uma alimentação saudável; vigiar o peso, evitar o sedentarismo e o stress.

Mais informações: www.apic.pt

Miligrama