Exposição “Viagem Fotográfica ao Algarve” em Tavira

0
299
Exposicao-Viagem-Fotografica

A Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira inauguram a exposição “Viagem fotográfica ao Algarve”, esta quinta-feira, dia 20 de julho, às 18h30, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira, integrada na programação da Feira do Livro.

José Saramago, na sua obra “Viagem a Portugal”, de 1981, percorreu vários concelhos do Algarve e visitou alguns dos locais mais emblemáticos da região. Passados mais de 40 anos, os locais visitados pelo Prémio Nobel deram o mote para o projeto “Viagem fotográfica ao Algarve”, da Associação 1/4 Escuro – Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, em parceria com o Taller Municipal de Fotografía de Lepe (Espanha), com o apoio da DRCAlg.

O desafio lançado aos fotógrafos, que integram o projeto, foi realizarem uma visita aos concelhos algarvios e inspirarem-se, fotograficamente, nos textos escritos por José Saramago aquando da sua passagem pela região.

A cidade de Tavira ainda é uma das cidades históricas mais bem preservadas do Algarve, mantendo os traços do passado. O centro histórico, as suas mais de vinte igrejas centenárias, e algumas das melhores praias da região, constituem motivos para revisitar a cidade sempre que o viajante o desejar. Incluindo os arredores, Tavira conta com 37 igrejas, tendo Saramago visitado a Igreja da Luz de Tavira. Na exposição, podemos ver uma fotografia desta igreja, da autoria de Manuel Rosa.

O fotógrafo algarvio, André Boto, distinguido, pela FEP – Federation of Professional European Photographers, como “Fotógrafo Europeu do Ano”, em 2023, participa no projeto com a fotografia de Silves e com a edição das restantes fotografias selecionadas para a exposição.

A exposição “Viagem Fotográfica ao Algarve” já passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim, Lepe (Espanha) e Olhão, e irá percorrer a totalidade dos concelhos que integram a “Rota Literária Saramago no Algarve”.

A exposição vai estar patente ao público até dia 31 de julho de 2023.

Este projeto foi apoiado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

DRCAlg