Forum Algarve | Rastreios Gratuitos a Pensar no Verão

0
611
Forum-Rastreios-Gratuitos
  • Dando continuidade à iniciativa realizada no ano passado, a Liga Portuguesa Contra o Cancro marca presença no Forum Algarve – o cancro de pele e oral serão o foco desta importante iniciativa de prevenção e sensibilização;
  • Dia 22 de julho, sábado, serão realizados exames de diagnóstico gratuitos aos visitantes e teremos um espaço onde os mais novos poderão realizar atividades em torno da exposição solar saudável.

É já este sábado, dia 22 de julho, que o Forum Algarve, em parceira com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), se prepara para acolher uma importante ação de sensibilização e rastreios gratuitos. Estas iniciativas, que visam ajudar a esclarecer a população tanto para os sintomas de cancro da pele como para o oral, irão contar com a presença de um dermatologista e de um dentista para a realização de exames de diagnóstico precoce de cancro aos visitantes do Forum Algarve.

A ação de rastreio, que será totalmente gratuita, tem como objetivo desafiar a participação dos visitantes nas ações de diagnóstico, dar a conhecer os seus fatores de risco e despistar eventuais sinais de alarme.

Tal como aconteceu em 2022, também este ano a organização pede aos interessados para realizar a sua inscrição através do e-mail [email protected].

Ainda assim, visitantes não inscritos, mas com 50 anos (ou até menos) que apresentem fatores de risco (historial familiar de cancro; mais de 50 sinais; etc.), poderão ser observados. O importante é comparecer dentro do horário definido que será das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, para que seja possível atender as solicitações.

Também ligado à prevenção do cancro de pele, os mais novos terão a oportunidade de saber mais sobre a iniciativa “As Minhas Aventuras Contra o Sr. Escaldão”. Um projeto de sensibilização para uma exposição solar saudável, realizado em Portugal pela LPCC, ruma ao Forum Algarve para uma aproximação aos mais novos, convidando-os para embaixadores do mesmo.

Neste espaço dedicado às crianças e famílias será também possível realizar pinturas de desenhos e participar num jogo de tabuleiro em tamanho real, onde o foco está em alertar para os perigos do excesso de sol, ensinando-lhes a diferença entre uma exposição solar benéfica e excessiva.

ONMI