Altura volta a ser o palco de mais uma mostra de etnografia, recebendo a 8ª edição do Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor, este ano com o “Tributo ao Povo” subordinado ao tema “Mães de Leite”. O encontro irá realizar-se no dia 29 de julho (sábado) e terá lugar na Zona de Lazer da Avenida 24 de Junho, pelas 21h30.
Ao longo dos últimos anos, o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor tem vindo a habituar o público com grupos de referência do panorama do folclore e da etnografia nacional e este ano não será diferente. Estarão em palco o Rancho Folclórico Ribeira da Celavisa (Arganil, Coimbra), o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arouca (Viseu), o Grupo Folclórico Etnográfico Modas da Nossa Terra (Ilha Terceira, Açores) e o grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor.
Um dos destaques deste Encontro Etnográfico é ter todos os anos um “tributo ao povo”, que pretende reavivar a memória e valorizar a identidade cultural da comunidade. Esta edição é dedicada às “mães de leite”, mulheres que noutros tempos ajudavam a amamentar outros bebés que não os seus, garantindo a subsistência de tantos recém-nascidos.
O VIII Encontro Etnográfico Amendoeiras em Flor é uma organização da Associação Cultural Amendoeiras em Flor, apoiada pela Câmara Municipal de Castro Marim e Juntas de Freguesias do concelho, Fundação INATEL, Federação do Folclore Português, Direção Regional de Cultura do Algarve e comércio local.
CM Castro Marim