PAN Olhão | Campanha “Dá-me Água – Água é Vida”

0
342
Água-Vida-1

Alexandre Pereira, Deputado Municipal do PAN em Olhão, anunciou esta semana o lançamento da iniciativa “Dá-me Água – Água é Vida”, que pretende incentivar as pessoas a disponibilizarem água aos animais, sejam gatos ou cães que vivem em colónias nas ruas, ou outros animais como pássaros, insetos e outros mamíferos.

Alexandre Pereira refere que “desde abril que o Algarve se encontra em situação de seca severa e extrema, aliás, o mês de abril foi mesmo um dos mais quentes e secos de que há registos. Desde então a situação tem vindo a agravar-se, estando previsto que o presente mês de julho possa vir a bater records máximos de temperatura.”

“A nossa região em particular atravessa um grave período de seca, a escassez de água, as constantes ondas de calor e a falta de humidade, condições agravadas pelas alterações climáticas, contribuem para que neste momento os pontos de água disponíveis para a fauna silvestre sejam quase inexistentes. Assim, temos à vista um grave problema de falta de locais de abeberamento para anfíbios, répteis, aves, mamíferos e insetos, que, em ambiente urbano ou rural, não encontram locais onde beber e refrescar-se. Esta iniciativa pretende, assim, desafiar a sociedade civil, autarquias e juntas de freguesia a criar pontos de água, bebedouros artesanais que possibilitem a existência de água, pois água é vida”, reforça o deputado.

“Com um pouco de criatividade, e alguns materiais reutilizáveis, é possível criar vários pontos de água nas cidades, e mais importante ainda, em ambiente rural, onde as ribeiras há muito tempo deixaram de ter água. Estaremos, desta forma, a contribuir para a sobrevivência de muitos animais silvestres, aumentando a biodiversidade, tão importante para o equilíbrio dos ecossistemas, ao assegurar que todos estes animais continuam a contribuir com os serviços de ecossistema que fornecem ao planeta”, conclui Alexandre Pereira.

PAN Olhão

Água-Vida