Projeto “Waterworld” organiza oficina de construção de embarcações na Culatra

0
234
Construção-Embarcações-Culatra

O projeto multidisciplinar “Waterworld”, que visa refletir sobre a subida das águas do mar como consequência do aquecimento global, cruzando várias áreas e disciplinas, vai  organizar uma oficina de construção de embarcações com materiais reciclados na ilha da Culatra aberta a maiores de 14 anos.

A oficina, de entrada gratuita, realiza-se nos dias 29 e 31 de agosto, 2, 5 e 7 de setembro, das 15h30 às 18h30 na Escola E.B. da Culatra. No dia dia 9 de setembro estas construções vão integrar uma regata, para um pequeno circuito em torno do Cais da Culatra.

O mar é lugar de circulação, marcado por rotas comerciais e frotas invasoras, linhas de fuga e refúgios para todo o tipo de desertores. A água que sobe vem reclamar esse papel.

O resultado final do Waterworld, projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde o início de 2023 em torno da subida das águas do mar por conta das alterações climáticas, será apresentado no Convento de Santo António e nas minas de sal Gema, em Loulé, em novembro de 2023.

“Waterworld” envolve a criação de objetos, de textos ficcionais, peças audiovisuais e de micro-eventos com a comunidade que vão acompanhar o processo criativo, que será condensado enquanto instalação audiovisual e plataforma online.

RB

Ilha-da-Culatra-Faro