No dia 25 de julho, data em que se assinala o Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, a associação sem fins lucrativos Red Seagull anunciou o vencedor da 2ª edição do Prémio Anual de Prevenção do Afogamento e Segurança Aquática (PAPASA) em Portugal.
O PAPASA foi criado com o propósito de reconhecer e premiar iniciativas que promovam a prevenção do afogamento e o desenvolvimento da segurança aquática na sociedade portuguesa. Na segunda edição, três candidatos foram selecionados pela Comissão de Reconhecimento, composta por especialistas na área, e pelo voto público nas redes sociais.
Segundo o Presidente da Red Seagull Filipe Lara, “este trata-se de um galardão instituído para reconhecer e premiar iniciativas que promovam a prevenção do afogamento e o desenvolvimento da segurança aquática na sociedade portuguesa”.
Nesta edição do PAPASA, houve três candidatos selecionados: I Simpósio de Salvamento Aquático do Instituto Politécnico da Maia, Programa Nadador-Salvador Júnior da Associação Resgate (Sines) e o Projeto “Lançar para Salvar” da Póvoa de Varzim.
O grande vencedor desta edição foi o “Programa Nadador-Salvador Júnior” da Associação de Nadadores Salvadores de Sines (Resgate), sob a liderança do Sr. António Mestre. O programa, direcionado para crianças e jovens, proporciona uma cultura de segurança aquática durante o verão, através de atividades desenvolvidas em formato de campo de férias.
Implantado desde o ano de 2005, o “Programa Nadador-Salvador Júnior” já impactou positivamente mais de 7 mil jovens, com idades entre os 5 e os 17 anos. O principal objetivo do programa é transmitir a cultura de Literacia Oceânica, incentivando comportamentos seguros e responsáveis no ambiente aquático, com o intuito de reduzir a zero as probabilidades de afogamento.
Além de proporcionar aprendizagens técnicas, como trabalho em equipe, força, experiência, disciplina, lealdade, coragem, resistência e resiliência, o programa utiliza uma abordagem lúdica para tornar as atividades atrativas e divertidas para os jovens que desfrutam do ambiente marítimo.
O Programa Nadador-Salvador Júnior será agraciado com um troféu, diploma e o selo/marca distintivo do PAPASA, que poderá ser utilizado durante um ano. Essa conquista reforça o compromisso da Resgate – Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano (Sines) com a segurança aquática e o empenho contínuo na formação de jovens cidadãos conscientes e responsáveis nas praias e zonas de água de Portugal.”
Red Seagull