Lagos | ‘Feira do Livro’ promete muita Animação

0
469
Feira-Livro-Lagos

A Feira do Livro regressa ao centro de Lagos para mais uma edição. Entre os dias 5 e 15 de agosto, entre as 19h00 e as 24h00, a Praça do Infante será palco de leituras, autores, autógrafos, jogos, música e muitas atividades para toda a família.

Mas a Feira do Livro de Lagos não apresenta apenas livros. Existe uma programação diversificada de atividades associadas à iniciativa, como leituras de contos, sessões de histórias, hora do conto, jogos de tabuleiro, música e dança.

Esta edição contará com a presença de livreiros locais (Livros da Ria Formosa, Até à Lua, FNAC, Timo Dillner, The Owl Story) e convidados (The Poets & Dragons Society e Livraria Cabeçudos), bem como a secção de Xadrez da Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes.

No dia 7 de agosto, sobe ao palco o Quinteto da Orquestra de Jazz do Algarve e no dia 9, pelas 21h00, o concerto pelos “Almatriz”.

Para enriquecer, ainda mais, este evento cultural da cidade, irá também ter lugar, na Praça do Infante, o Lagos World Music Fest (nos dias 5 e 6, 12 e 13 de agosto).

Junte toda a família e aproveite estas atividades dedicadas a todas as idades. Consulte o programa completo.

PROGRAMA:

SESSÃO DE HISTÓRIAS: ESTRANHA VISITA, com Márcia Gamito

5 de agosto | 19h30

Duração: 45m – Class. etária: M6

E se no meio de histórias sobre lobos e dragões uma Estranha Visita nos batesse à porta? Quem será? Como será? Vamos juntos descobrir numa divertida sessão de histórias.

LEITURA DO CONTO “A CASA AMARELA” E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS, com Sofia Isabel Vieira

5 de agosto | 20h00 – Class. etária: M6

LEITURA DO CONTO “COLO” E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS, com Edna Ladeira

6 de agosto | 19h30 – Class. etária: M6

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “LAGOS, O JOÃO E DOM SEBASTIÃO”, de Artur Jesus

6 de agosto | 20h00

Duração: 45m – Class. etária: M6 – Entrada livre

A abordagem deste livro é feita através de uma avó e o seu neto que, ao longo de um diálogo, vão conhecendo e dando a conhecer toda a trama histórica associada ao Rei e a sua ligação com a nossa cidade. Toda a história é acompanhada por vivas ilustrações da autoria de André Pereira.

HORA DO CONTO, com Joana Espiñal

7, 9, 10, 11 e 14 de agosto | 19h30

Org.: CM Lagos e Até à Lua

Duração: 50m – Class. etária: M6

Ouvir histórias é uma forma de partilhar afetos, de trocar carinhos, de viver aventuras, de enfrentar os medos e de nos tornarmos todos, independentemente da idade, crianças. Para a nossa hora do conto estão todos convidados: grandes, médios, pequeninos e até os mesmo muito pequeninos. 

ENCONTRO DE JOGOS DE TABULEIRO

8 de agosto | 19h00

Org.: CM Lagos e Até à Lua – Duração: 5h

Jogos de tabuleiro promovem a interação social e o pensamento estratégico, além de serem uma forma divertida de passar o tempo em família ou com amigos. Juntas-te a nós para um serão divertido que se pode tornar numa batalha épica rumo à vitória?

A ÚLTIMA DANÇA, criação de João Pires e Diana Sousa Lara 

8 de agosto | 22h00

Duração: 90m – Class. etária: M14

Uma viagem entre eles os dois. Uma viagem não é sinónimo de mudança. Ela a Nina dele. Ele o Tréplev dela. São o infortúnio um do outro apenas por cumprirem os seus próprios ideais. Através desta viagem e a das nossas memórias fazemos refletir sobre as entranhas de um ser humano que é composto por um passado, um presente e pela ansiedade do futuro. E eles dançam. Porque no meio de um caos o melhor no fim é dançar.

APRESENTAÇÃO DOS LIVROS “SANGRADA FAMÍLIA” E “VELHOS LOBOS”

9 de agosto | 22h00

Duração: 90m – Class. etária: M16

Carlos Campaniço apresenta o livro “Sangrada Família” de Sandro William Junqueira que, por sua vez, apresenta o “Velhos Lobos” de Carlos Campaniço.

XADREZ: TORNEIO DE RÁPIDAS

10 de agosto | 20h30

Org.: Secção de Xadrez da Associação Filatélica e Numismática Gil Eanes com o apoio da JF de S. Gonçalo

Duração: 2h – Class. Etária: M3

Torneio de partidas rápidas, aberto a todos os jogadores, com inscrições limitadas a 40 participantes. Ritmo: 10 minutos /KO

SERÃO DE CONTOS, com Jorge Serafim

10 de agosto | 22h00

Duração: 60m – Class. etária: M12

Noite de contos e histórias, com Jorge Serafim, autor e contador de histórias.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CORAÇÕES DE PAPEL” de Fábio Ventura

11 de agosto | 19h30

Duração: 60m – Class. etária: M16

Com influências de Stephen King e das séries You Squid Game da Netflix, chega um novo thriller psicológico repleto de ação, suspense e muitos twists sobre seis escritores isolados numa residência para criativos que prova ser muito mais do que um retiro para escrever o seu próximo bestseller.

SESSÃO DE HISTÓRIAS: TALVEZ UM CÃO, com Márcia Gamito

12 de agosto | 19h30

Duração: 45m – Class. etária: M6

Uma divertida sessão de histórias que nos fala de cães, pássaros e até de coelhos. Mas o melhor mesmo seria ter “Talvez um cão”.

SESSÃO DE HISTÓRIAS: SID, com Márcia Gamito

13 de agosto | 19h30

Duração: 45m – Class. etária: M6

E se os cães voassem? Ou será que voam? Vamos descobrir? Uma divertida sessão de histórias onde haverá espaço para juntos descobrirmos se “Será mesmo um Rato?”

LEITURA DO CONTO “VAI FICAR TUDO BEM, MAS QUANDO?” E SESSÃO DE AUTÓGRAFOS, com Vânia Bentes

14 de agosto | 19h30 – Class. etária: M6

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “POEMAS DE LUZ”, de Francisco Castelo

14 de agosto | 22h00

Duração: 30m – Class. etária: M16 – Entrada livre

Lagos em 60 imagens digitais que vão para além da falsa sensação de realidade que as fotografias possuem, porque afinal elas são apenas representações do real. E se todas fotografias são adoráveis mentiras, estas ‘fotopinturas’ são mentiras hiperbólicas; visões fantásticas que só o devaneio onírico pode criar. São imagens de roupagens trocadas que celebram seis décadas da relação com esta cidade a que pertenço.

DEMONSTRAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIRO MEBO GAMES

15 de agosto | 19h00

Org.: CM Lagos e Até à Lua – Duração: 5h

A Mebo Games apresenta uma variedade de jogos de tabuleiro envolventes e interativos, destacando-se a diversão e a estratégia. Os jogadores são levados a um mundo de jogos fascinante, onde podem experimentar diferentes mecânicas e estilos de jogo.

QUINTETO DA ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE

7 de agosto | 22h00

Local: Praça do Infante

Org.: CM Lagos – Duração: 60m – Class. etária: M6

Entrada livre – Evento integrado na programação da Feira do Livro de Lagos.

Neste Concerto vamos escutar o estilo Hard Bop que marcou os anos 60 da História do Jazz. Serão assim revisitados, nos seus arranjos originais para Quinteto, temas de Horace Silver, Freddie Hubbard, Jazz Messengers, entre outros. Ainda alguns standards que esta linguagem também aproveitou para os rearranjar. Quinteto: Diogo Russo (piano), Hugo Santos (contrabaixo), Maximiliano Llanos (bateria), Luís Miguel (sax tenor) e Hugo Alves (trompete).

CONCERTO PELOS ALMATRIZ

9 de agosto | 21h00

Local: Praça do Infante

Org.: CM lagos – Duração: 50m – Class. etária: M6

Entrada livre – Evento integrado na programação da Feira do Livro de Lagos.

Almatriz, é um grupo de música portuguesa, composto por cinco elementos (Voz, Maria Infante; Guitarra Portuguesa, João Correia; Guitarra Clássica, Beatriz Paulo; Baixo/Contrabaixo, Nuno Encarnação; Bateria/Percussão, Junior Santos). O nome “Almatriz” nasce da mistura dos nomes Alma (princípio vital da nossa vida) e Matriz (lugar onde algo é gerado e/ou criado). São características que, juntamente com a saudade e melancolia, marcam a sonoridade portuguesa. A sua musicalidade recebe influências da música popular contemporânea portuguesa, da música do mundo lusófono, da música erudita e do Fado, apresentando, no entanto, uma nova perspetiva e conceito sonoro.

LAGOS WORLD MUSIC

5 e 6 e 12 e 13 de agosto | 21h30

Local: Praça do Infante

Org.: Ibérica Eventos & Espetáculos e CM Lagos – Class. Etária: M6 – Entrada livre

A música é uma das artes que mais nos une. É sob esse mote que surge o “Lagos World Music”, um festival que visa celebrar a diversidade cultural daquilo que se ouve pelo mundo.

PROGRAMA:

5 de agosto

JASMINA PETROVIC Ensemble (Croácia – Músicas do Mediterrâneo e Balcãs)

Jasmina Petrovic: voz / Hames Bitar: alaúde árabe / Luis Taberna: percussões do Mediterrâneo / Nabil Nair: clarinete

6 de agosto

LIDIA BRANDÃO Quarteto (Brasil – Bossa Nova, MPB e Samba)

Lidia Brandão: voz / Cris Julian: guitarra / Maximiliano Llanos: bateria / Thiago Alves: contrabaixo

12 de agosto

ABOUBACAR SYLLA (Guiné Conacri – Música tradicional africana)

Aboubacar Sylla: voz, kora, kalimba e ngoni / Doudou Ngom: Tama, cabaça e sabar / Baye Nar Ndiaye: Djembé e sabar

13 de agosto

AL-MOURARIA (Portugal – Espetáculo comemorativo do 20º aniversário do grupo)

Tatiana Pinto: voz / Teresa Viola: voz / Valentim Filipe: Guitarra portuguesa / Tiago Matias: viola / Victor Bruno: contrabaixo

CM Lagos