Loulé | Noite Branca Algarve

0
3496
Loulé-Noite-Branca-1

É a noite mais longa e a mais aguardada do verão algarvio. Quando forem 20h10 do próximo dia 26 de agosto, sábado, tem início a Noite Branca Algarve que acontece bienalmente na cidade de Loulé para marcar, de forma simbólica e festiva, o encerramento da época estival na região.

Glamour, elegância, descontração, celebração, alegria, convívio, exuberância, harmonia: tudo isto e muito mais junto num só evento que leva ao coração de Loulé milhares de pessoas para apreciar um programa de animação cultural e artístico surpreendente.

Haverá muita e boa música, em especial as sonoridades mais chill out a condizer com o ambiente, mas também artes de rua, atividades desportivas, performances, dança e uma constante interação com o público por partes dos animadores. O fator surpresa é pois um dos ingredientes da festa já que só no próprio dia é divulgado o programa.

O Município de Loulé quer proporcionar ao visitante uma vivência urbana plena e, por isso, as ruas transformam-se numa sala de estar imensa, com puffs e mesas instalados em áreas onde no dia-a-dia circulam os carros, por forma a que o visitante possa ter também espaços de descanso e estadia. Mas a grande maioria do público vai certamente preferir explorar todos os polos de animação e os palcos instalados neste perímetro urbano de 125.000 m2 que se estende do Largo de S. Francisco à segunda placa da Avenida José da Costa Mealha, da muralha do Castelo ao Monumento Engº Duarte Pacheco.

O comércio tem também um papel fundamental no espírito deste evento e as lojas terão as portas abertas pela noite dentro numa “noite em branco”, com uma decoração e preços convidativos.

Além da restauração local, os bares estarão na rua, com propostas diferentes, cocktails criados para ocasião e outras bebidas para brindar entre amigos.

Por último a decoração que, como não podia deixar de ser, será totalmente… branca! Os panos coloridos junto ao Mercado Municipal, imagem de marca do Festival MED, darão lugar a panos brancos. Uma cor que será também um dress code, a contrastar com o bronzeado de muitos veraneantes que escolheram o Algarve como destino de férias e que se despedem em Loulé daqueles que foram certamente dias felizes.

A entrada na Noite Branca é livre.

Inspirada nas Noites Brancas que se realizam em algumas capitais europeias, com destaque para a de Paris, este evento acontece em Loulé há 16 anos. Em Portugal foi um evento pioneiro e a sua notoriedade levou a que o modelo fosse replicado a nível nacional.

A última Note Branca Algarve aconteceu em 2019 pelo que este regresso é muito aguardado.

CM Loulé