Loulé | Exposição Textil “Transformação”

0
220
Exposição-Têxtil-1

O Loulé Criativo irá receber, entre 4 de agosto e 28 de outubro, a exposição têxtil “Transformação”, em que um coletivo de 8 artistas apresenta um conjunto de obras de arte têxtil.

A segunda parte da exposição “Transformação”, que aconteceu em outubro último no Lx Lapa (Lisboa), chega ao Palácio Gama Lobo – sede do Loulé Criativo – na próxima sexta-feira e traz novidades.

Sob o mesmo nome, “Transformação” apresenta em Loulé uma reflexão sobre o universo têxtil, as suas múltiplas formas e crescentes abordagens e o reconhecimento da arte têxtil, ou da informada pelo têxtil, como uma forma de arte contemporânea.

Ali estarão reunidos trabalhos de Vasco Águas, também curador da exposição, Ana Rita de Albuquerque, Filipa Won, Graça Paz, Guida Fonseca, Maria Pratas, Rita Teles Garcia e Rita Sevilha. E, em perfeito alinhamento com as premissas da primeira parte, “Transformação” acontece «como parte do crescimento e amadurecimento do nosso processo criativo, enquanto artistas que têm vindo a explorar o têxtil nas suas mais variadas e multifacetadas formas, seja através da técnica, do material ou do processo, como principal forma de expressão das nossas práticas artísticas», refere Vasco Águas.

O mote para esta exposição coletiva surge de uma citação de Anni Albers sobre a tecelagem e sobre a qual merece refletir: «a tecelagem é um exemplo de um ofício multifacetado. Para além das qualidades da superfície, como o áspero e o liso, o baço e o brilhante, o duro e o macio, inclui também a cor e, como elemento dominante, a textura, que é o resultado da construção dos tecidos. Como qualquer ofício, pode terminar na produção de objetos úteis ou pode elevar-se ao nível da arte.»

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 18h00, e ao sábado, das 9h00 às 13h00. Encerra ao domingo e feriados.

A entrada é livre.

CM Loulé