Olhão | Munícipes já podem solicitar Comparticipação dos Medicamentos

0
244
Programa-ABEM-Olhão

Já começou a ser implementada no concelho de Olhão o Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, uma parceria entre o Município e a Associação Dignitude que vai permitir aos olhanenses em situação de maior vulnerabilidade económica beneficiarem de uma comparticipação na compra de medicamentos.

O Programa ABEM: tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento em ambulatório por parte de qualquer munícipe que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de os adquirir medicamentos prescritos em receita médica e comparticipados pelo SNS.

Os beneficiários são referenciados pelo Município. Posteriormente, é-lhes atribuído um cartão, que pode ser utilizado em qualquer farmácia do país identificada com o autocolante “Farmácia abem:” (saiba quais são em www.abem.pt).

Os pedidos deverão ser efetuados mediante apresentação de requerimento próprio no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social do Município, ou no Balcão Único.os interessados poderão contactar a Divisão de Coesão Social, através dos números 289 700 100 / 967 103 877, ou do e-mail [email protected].

Na cerimónia de assinatura do protocolo que permitiu implementar esta medida, o presidente da autarquia, António Miguel Pina, teve oportunidade de sublinhar a importância deste projeto, cofinanciado pela Dignitude e pelo Município, enquanto garantia de que ninguém deixe de fazer a sua medicação por motivos financeiros: “não queremos que nenhum olhanense tenha que se confrontar com a escolha entre comer e fazer a sua terapêutica. Temos de ir onde for preciso ir para que a nossa sociedade seja cada vez mais justa para todos”.

CM Olhão