Lagoa | “Fatacil 2023” Maior Evento a Sul do Tejo

0
2641
Fatacil-Lagoa

De 18 a 27 de agosto, todos os caminhos e marés vão dar à FATACIL23, em Lagoa, ao maior evento a sul do Tejo, que reúne no mesmo espaço e programa tudo aquilo que as famílias necessitam para passarem momentos únicos, entre espetáculos musicais, espetáculos equestres, gastronomia, animação de rua, artesanato, comércio e indústria, num recinto onde os visitantes têm tudo o que de melhor Lagoa, o Algarve e o país tem para oferecer.   

Lagoa prepara-se para receber a 42º edição da Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa (FATACIL), esta que será a maior e melhor edição de sempre da maior feira a sul do Tejo. Os números não enganam. O recinto da edição deste ano terá mais 9 mil metros quadrados de área, cerca de 700 expositores, dezenas de músicos, dezenas de espetáculos musicais, centenas de pontos de interesse, a maior Fun Zone de sempre. São esperados, em média, mais de 20 mil visitantes por dia, no ano em que Lagoa comemora 250 anos da criação do concelho.  

“Esta será sem dúvida a maior e melhor edição de sempre da FATACIL. Num ano em que Lagoa comemora os 250 anos da criação do concelho”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

São várias as novidades que a edição da FATACIL 2023 apresenta, desde logo na área do recinto, que será a maior de sempre. O Palco Lagoa, na zona da restauração, terá uma maior dimensão e maior diversidade cultural. O Espaço Lounge, dos Vinhos do Algarve, será ampliado e terá uma maior comodidade para melhor receber. Os concertos do palco FATACIL (palco principal) serão transmitidos na zona da restauração, permitindo a quem está na zona Lounge ou na zona da restauração possa assistir aos espetáculos musicais. O espaço “Amar a Terra”, onde é feita a promoção de produtos de excelência da Serra, Barrocal e Litoral do Algarve, terá uma maior área e terá mais atividades. O espaço Fun Zone foi ampliado, dando resposta aos mais jovens. Outra das novidades é a recuperação da utilização de copos reutilizáveis, sob o tema “Mais vale o mesmo copo na mão do que uma dúzia no chão.” Entre as novidades de 2023 constam ainda uma parada diária, na abertura da feira, um ecrã com diretos do evento e um quiz show interativo na zona de restauração. 

No que aos espetáculos musicais diz respeito, os cabeças de cartaz da FATACIL 2023 são músicos conceituados, músicos nacionais, do melhor que temos em Portugal. A 42º edição da FATACIL traz a Lagoa o Richie Campbell, Diogo Piçarra, Badoxa, Toy, Quim Barreiros, Chico da Tina, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia, Bárbara Tinoco e Mariza com a Orquestra do Algarve, uma seleção eclética

pensada para diferentes gerações e playlists! É de realçar o espetáculo musical do Badoxa, um “filho da terra” que toca pela primeira vez na FATACIL.

“Trazemos, pela primeira vez, o músico Badoxa, à FATACIL. Um filho da terra e querido por todos. Desta forma, convido todos os Lagoenses a visitarem a FATACIL, nesse dia em particular, para o verem, para o ouvirem e para o apoiar”, apela Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Com mais de 700 expositores, à música – que é cada vez mais uma âncora da FATACIL – junta-se o artesanato, a gastronomia e vinhos, o turismo, a agropecuária, o comércio e a indústria, numa oferta pensada para graúdos e, também, miúdos, que nesta edição inclui o desfile “Animais à solta”, que terminará no palco Lagoa.  

À área ocupada pela FATACIL, a maior de sempre, com 80 mil metros quadrados, juntam-se um evento cada vez maior, mais dinâmico e diversificado, a ambição de fazer cada vez mais e melhor, com a probabilidade de vir a estabelecer novos recordes de bilheteira, que no ano passado alcançou os 215 mil visitantes.

“Aquela frase cliché “a FATACIL está sempre igual”, há muitos anos que deixou de fazer sentido”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

As infraestruturas da FATACIL23 estão preparadas para noites de enchentes, com 11 parques de estacionamento, posto de segurança, posto de socorros, fun zone e diversas bilheteiras. Não obstante, a organização aconselha à compra antecipada dos ingressos para a FATACIL23 nas tradicionais plataformas online, evitando as filas e podendo assim mergulhar de imediato na FATACIL23. O Horário da feira é das 18h00 à 01h00.

Os bilhetes ficarão disponíveis para compra nos próximos dias, tendo o bilhete diário um custo de 5 euros, o bilhete diário familiar um custo de 16 euros e o passe para os 10 dias o custo de 30 euros. As crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam entrada, mediante apresentação do Cartão de Cidadão. Os bilhetes poderão ser comprados através da bilheteira online (a indicar brevemente), nos CTT, na Fnac, na Worten, no Centro Cultural Convento de S. José, no Balcão Único Municipal e no local da feira, nas bilheteiras locais que estarão abertas durante os dias da feira.

Pode acompanhar todas as novidades nas redes sociais da FATACIL e no website oficial http://fatacil.cm-lagoa.pt

“A FATACIL é uma feira para toda a família, com um cartaz cultural diversificado para todas as faixas etárias. Este ano terá a maior área de sempre de uma edição e não faltarão motivos de interesse para visitá-la. Lagoa espera por si”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Veja a Programação: Aqui

Mun Lagoa(Algarve)

Lagoa | “Fatacil 2023”

Miguel-Araújo-Fatacil
Chico-da-Tina-Fatacil
Bárbara-Tinoco-Fatacil
Mariza-Fatacil
Richie22-Fatacil
Quim-Barreiros-Fatacil
Diogo-Piçarra-Fatacil
Quatro-e-Meia-Fatacil
Toy-Fatacil
Miguel-Araújo-Fatacil Chico-da-Tina-Fatacil Bárbara-Tinoco-Fatacil Mariza-Fatacil Richie22-Fatacil Quim-Barreiros-Fatacil Diogo-Piçarra-Fatacil Quatro-e-Meia-Fatacil Toy-Fatacil