UF Moncarapacho e Fuseta | Carnaval de Verão de Moncarapacho 2023

0
1794
Carnaval-Verão-2023

Dia 5 de agosto [sábado], Moncarapacho volta a viver a folia do seu Carnaval de Verão. “A Batalha das Flores” tem início às 21h30 com o desfile de uma dezena de carros alegóricos e cerca de 350 foliões e no percurso traçado entre a Praça Major João Xavier de Castanheda (Largo da Junta de Freguesia) e a Praça da República (Largo da Igreja Matriz), irá desfilar ainda um grupo de animadores, com palhaços e figuras em andas.

Os carros alegóricos são revestidos com pequenas flores de papel – uma marca distintiva do Carnaval de Moncarapacho – que lhe valem o cognome de “Batalha das Flores”. As flores são concebidas pela população local, que também está envolvida na construção dos carros, conferindo ao evento um significado popular e pleno de autenticidade.

O Carnaval de Verão de Moncarapacho revive o carnaval mais antigo do Algarve – o de Moncarapacho – que este ano comemorou a 124ª edição. De ano para ano o Carnaval de Verão de Moncarapacho tem atraído cada vez mais público e proporciona também aos imigrantes da freguesia e do concelho de Olhão, recordações de outros tempos.

Na Praça Major João Xavier de Castanheda (Largo da Junta de Freguesia), a festa prolonga-se depois do desfile, com a atuação de Miguel Simões, conhecido DJ e ex-locutor da Rádio Comercial e da M80.

Com entrada livre, a organização é da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta e conta com o apoio do Município de Olhão e com a colaboração da população local.

UFMF