‘ONGD’ em conjunto com a ‘Fundação Sporting’ levam Equipamentos Desportivos até Moçambique

0
454
ONGD-Fundação-sporting-1

Na mais recente viagem ao terreno (a Moçambique) da Presidente e Fundadora, Sara Vicente Barreto, da ONGD Um Pequeno Gesto foram distribuídos equipamento desportivos, oferecidos pelo Sporting Clube de Portugal.

Estes equipamentos serão usados principalmente durante as Jornadas Desportivas. Uma iniciativa que acontece um dia por trimestre onde as crianças da Um Pequeno Gesto das escolas de Santa Luísa de Marillac e São Vicente de Paulo, no Chokwé a Sul de Moçambique, se reúnem para se defrontarem em diferentes modalidades, como futebol ou voleibol.

Todos sabemos que o desporto incentiva a interação social, promove a saúde física e mental, a educação, a comunicação, a capacidade de negociação e liderança. O que vimos nas nossas crianças foi um aumento do espírito de pertença e um maior interesse por participar nas atividades da escola. Manter as crianças na escola, onde têm acesso à educação, é essencial para quebrar o ciclo da pobreza. As jornadas tornaram-se um evento muito importante onde prevalece o espírito de inclusão, a amizade, o entusiasmo e o empenho e algo que queremos expandir a mais dos nossos projetos.

Os equipamentos do Sporting vieram trazer cor e vida às Jornadas Desportivas. A cor da esperança numa vida melhor.” explica, Sara Vicente Barreto, Presidente e Fundadora da UPG.

É com muito gosto que juntamente com o Pequeno Gesto fizemos a diferença. Acreditamos que com esforço, dedicação, devoção e glória podemos ajudar a desenvolver as capacidades das crianças e jovens e contribuir para que os seus objetivos e sonhos se concretizem. Para as Jornadas Desportivas, a Fundação Sporting doou equipamentos aos mais jovens a fim de promover a prática de desporto e, levar o Sporting além-fronteiras, explica a Fundação Sporting.

Sobre a Um Pequeno Gesto

A Um Pequeno Gesto é uma ONGD Portuguesa, com 19 anos e muitos Pequenos Gestos na província empobrecida de Gaza, em Moçambique. A nossa missão é a promoção da melhoria das condições de vida de crianças desfavorecidas e suas famílias, em Moçambique. Acreditamos que o acesso à educação e nutrição, num ambiente saudável e digno, permite aos jovens e crianças moçambicanas quebrar o ciclo de pobreza.

O nosso programa de Apadrinhamento individual de crianças vulneráveis é complementado pela nossa intervenção com Projetos de Apoio à Pobreza (Centro HIV), Infraestruturas (Casas,

Latrinas e Estruturas Comunitárias), Educação (Pré-Escolar, Alimentação Escolar, Apoio Pós-Escolar e Universitária) e Sustentabilidade (Cursos Técnicos e Geração Rendimento).

Em 2022, o Apadrinhamento oferece a 1000 crianças carenciadas, frequentemente órfãs, uma oportunidade de acesso à escola, uma cesta básica e ao carinho de um Padrinho de língua portuguesa. Com os Projetos, mais de 4000 crianças beneficiam anualmente de programas de alívio à pobreza, infraestruturas, educação e sustentabilidade.

Vamos Quebrar o Ciclo da Pobreza em Moçambique!

Doiton