Selectra | Internet Móvel em Portugal é a 3.ª mais cara da UE

0
205
Selectra-Logotipo

O preço das telecomunicações desceu 0,4% em junho face ao mês anterior, mas subiu 3,9% em relação ao período homólogo, refere a Anacom. Portugal está 23 pontos percentuais acima da média da UE.

Portugal é o 3.º país da UE com internet móvel mais cara e isso pode impedir que os seus utilizadores se permaneçam sempre ligados.

Conforme relata a DataReportal, os utilizadores em Portugal permanecem, diariamente, 7h37 conectados à Internet. Ainda assim, este acesso é feito através do telemóvel durante 3h41, onde a Internet é a 3.ª mais cara da UE.

Se os números ainda lhe parecem pequenos, considere que, ainda de acordo com a DataReportal, 95.4% dos utilizadores de Internet em Portugal usam o telemóvel para se conectar, tornando este assunto mais relevante do que nunca.

Com esta grande quantidade de utilização, muitos são aqueles que não têm dados móveis suficientes para todo o mês. Neste sentido, devemos dizer que as aplicações de streaming são as que mais gastam dados. Por exemplo, a Netflix e a Amazon Prime poderão gastar 3GB por hora em qualidade HD e o Spotify 700MB em qualidade alta. Já nas redes sociais, o Instagram poderá consumir cerca de 100MB por 10 minutos de navegação, enquanto que o Facebook e o TikTok apenas 50MB pelo mesmo período de uso. Feitas as contas, estas aplicações necessitam de muitos GB.

A Selectra, empresa especializada na comparação de tarifas de telecomunicações, elaborou algumas recomendações de como pode poupar dados móveis para se manter online durante todo o mês:

  • Utilize a rede Wi-Fi sempre que possível;
  • Desative as atualizações, sincronizações e downloads automáticos, pois podem ser a maior fonte dos seus gastos;
  • Instale as versões mais leves das aplicações e poupe cerca de 70% dos dados que consome;
  • Utilize o modo de economia de dados e poupe entre 10% a 30% com este recurso;
  • Não deixe os dados móveis ativos quando não os estiver a utilizar para poupar em torno de 2MB por dia.
  • Opte por enviar mensagens de texto e poupe até cerca de 3MB por cada 10 minutos de mensagens via dados móveis.

Porque não queremos que ninguém fique offline, concebemos estas recomendações para que seja mais fácil continuar online até ao início da sua nova mensalidade. Se estiver interessado em conhecer os tarifários que melhor se adequam ao seu consumo de forma gratuita, entre em contacto connosco.

Selectra