APF | Dicas para Comunicar o seu Negócio em Franchising

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– A comunicação é indispensável numa rede de franquias.

– A APF apresenta 6 dicas valiosas, que pode e deve seguir, para comunicar o seu negócio eficazmente no mundo do franchising

Dentro do mundo do franchising, é fundamental estabelecer uma boa rede de comunicação. Quando adere a este sistema de negócio, recebe automaticamente o suporte necessário para implementar e gerir o seu negócio. Em acréscimo, vem a transmissão know-how, que irá abranger desde tarefas operacionais, até à contabilidade e administração da empresa.

Se a comunicação falhar, poderá afetar diretamente todos os setores da empresa, reduzindo consequentemente a faturação. Assim, é imprescindível possuir uma boa comunicação. A Associação Portuguesa de Franchising (APF), apresenta seis dicas de como deve comunicar o seu negócio em franchising:

  1. Transparência: Seja claro sobre o que a sua franquia oferece e o que exatamente está incluso nessa oferta. A transparência evita mal-entendidos e constrói um relacionamento de confiança com os futuros franqueados.
  2. Ofereça suporte: Mostre que está comprometido com o sucesso dos seus franqueados, oferecendo formação, recursos e suporte continuo. Este apoio constante reforça a sua credibilidade e ajuda a construir relações fortes e duradouras.
  3. Invista na comunicação presencial: Ao investir em encontros presenciais, para organizar reuniões e fazer comunicados, irá melhorar a comunicação e o relacionamento no ambiente de trabalho. Principalmente em relação à autenticidade das informações.
  4. Faça referência a testemunhos de sucesso: Histórias de sucesso de franqueados podem ser uma poderosa ferramenta de marketing. Dando vida ao seu negócio e mostrando o potencial que o franchising tem para prosperar.
  5. Comunique a sua cultura corporativa: O valor de um franchising não está apenas nos seus produtos ou serviços, mas também na sua cultura corporativa. Comunique com clareza, visão e valores para atrair franqueados que compartilhem esses mesmos ideais.
  6. Aposte no digital: Como toda a gente sabe o digital tem um grande poder a nível da comunicação, o que se torna uma ferramenta ótima para partilhar e divulgar a sua marca. Nunca esquecendo, a preferência pelo contacto direto, como mencionado acima.

“É importante que o planeamento destas ações esteja alinhado consoante a vertente da sua franquia. Dessa forma, é possível receber feedback, sugestões, críticas e outras perspetivas que irão promover a troca de informações e futuras estratégias que podem vir a ser postas em prática.”, refere, Cristina Matos, diretora geral da Associação Portuguesa de Franchising (APF)

Estas estratégias são apenas o começo. Cada negócio é único e exige uma abordagem personalizada para se comunicar eficazmente com os seus potenciais franqueados. Porém, ao seguir estas dicas, qualquer negócio de franchising pode começar a estabelecer uma base sólida para crescer e alcançar o sucesso.

Doiton