Caros e caras paroquianos e paroquianas:
Agora que terminou a Jornada Mundial Juventude de 2023 (JMJ 2023) é importante deixar uma palavra de profunda gratidão pela entrega e testemunho cristão, que os paroquianos da Paróquia de Tavira tiveram nestes últimos dois anos, com particular intensidade desde o dia 23 de julho e até ao dia 7 de agosto.
Não vou correr o risco de mencionar nomes. Não é preciso e todos sabemos que cada um dedicou o tempo e força que pode e que tinha para dar a Deus e isso foi, sem dúvida, o mais importante. Além do mais, não é preciso mencionar os nomes para manifestar a gratidão que sinto em relação a todos quantos foram essenciais para que a Paróquia de Tavira tivesse uma participação forte e impactante na JMJ 2023.
A TODOS UM SENTIDO OBRIGADO!
Alguns números dão a dimensão do nosso trabalho e do empenho de todos em colaborar neste grande evento de Fé: tivemos cerca de 160 voluntários; 58 peregrinos, que ficaram em 19 famílias de acolhimento. Tudo isto nos Dias na Diocese, oferecendo atividades, refeições, acolhimento verdadeiro e sincero a todos e dando uma prova quotidiana, na cidade, da nossa Fé!
Desses peregrinos que acolhemos recebemos testemunhos de gratidão, que mais nos animam e comprovam que fizemos o que devíamos fazer, COM O CORAÇÃO. Deixo um testemunho do grupo do México: Muchas gracias por todo!
Gracias a su comunidad, a sus voluntarios, a su población, al alcalde y a toda su comunidad por recibirnos con los brazos abiertos. Muchas gracias por prepararnos cada día y sin falta 3 comidas, por organizar actividades con su comunidad y actividades culturales para conocer más de ustedes y de su manera tan alegre de vivir y recibir gente.
Como lo dice el FADO que habla de los portugueses, nos recibieron siempre con los brazos abiertos.
No me queda más que llevarlos siempre en mi mente, en mi corazón y en mis oraciones!
¡¡Que Dios les multiplique todo lo bueno que nos brindaron!!»
A Lisboa foram 41 peregrinos + 3 pessoas no coro + 1 enfermeiro + 1 padre + 1 bispo.
Creio, queridos e queridas paroquianos e paroquianas, que importa agora não cruzar os braços e parar. O desafio do Santo Padre, nesta JMJ 2023 foi o de que todos devemos ser construtores de um mundo melhor, de um mundo onde TODOS, TODOS, TODOS temos um lugar na Igreja, um lugar que implica ser capaz de cuidar da Casa Comum, do próximo e de testemunhar, com atos concretos, como se vive o Mandamento do Amor e se ultrapassam as dificuldades, não permanecendo caídos, mas levantando-nos e ajudando outros a fazê-lo, ou seja, correndo o risco de amar! Conto convosco! Sabia que responderíeis fantasticamente ao desafio da JMJ 2023; confio que continuareis a responder à necessidade de construir uma paróquia sinodal e participada!
Um abraço amigo e a minha gratidão e as palavras do Papa Francisco ficam, porque devem ecoar em cada um de nós, para que nos comprometamos, mais e mais!
«Nenhum de nós é cristão por casualidade. Todos fomos chamados pelo nosso nome. (…) Chamados, porque amados. É lindo. (…) Amigo, amiga, se Deus te chama pelo nome significa que, para Ele, não és um número, mas um rosto, um coração. (…) Caminhem, e se caírem, levantem-se. (…) Só há uma coisa de graça, o amor de Jesus.»
Pe. Miguel Lopes Neto