Candidaturas abertas a Bolsas para Projetos de Investigação em Microbiota – edição 2024

0
287
Bolsa-Investigação-Microbiota

Estão abertas, até ao próximo dia 15 de dezembro, as candidaturas à Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, atribuídas pela Biocodex Microbiota Foundation, no valor de 25 mil euros.

O tema escolhido para os projetos candidatos à edição 2024 é a “Microbiota na saúde da mulher”. Ao prémio podem concorrer clínicos/investigadores de instituições científicas e tecnológicas portuguesas. 

Os projetos vão ser avaliados por um júri independente constituído pelos quatro membros do Comité Científico da Biocodex Microbiota Foundation em Portugal e devem ter uma duração máxima de 18 meses. O vencedor será informado pelo Presidente do júri até um mês antes da concessão da bolsa de estudos.  

A microbiota – conjunto de microrganismos que habitam no nosso organismo – tem uma relação direta com a saúde. Uma microbiota saudável tem impacto no funcionamento bom do sistema digestivo, na imunidade, na síntese de vitaminas, armazenamento de gorduras e até no nosso estado emocional. 

A microbiota vaginal, em particular, é importante para a saúde da mulher e para a fertilidade. Os desequilíbrios na microbiota da zona íntima da mulher podem levar a problemas de secura vaginal, irritações, infeções e problemas na gravidez. 

Para obter mais informação sobre a Bolsa Nacional para Projetos de Investigação em Microbiota, consulte o regulamento e o formulário. 

As candidaturas devem ser enviadas, até ao dia 15 de dezembro, para o endereço de e-mail: 

[email protected].  

Estão também abertas, até ao próximo dia 30 de novembro, as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação em Microbiota, que tem como tema “o papel da microbiota nos mecanismos da dor”.

A esta Bolsa, no valor de 200 mil euros, podem candidatar-se, segundo o regulamento, médicos e investigadores de todos os países, incluindo de Portugal, independentemente da especialidade médica. 

Bolsa-Internacional-Microbiota