Albufeira | Comemorações do Dia do Município

0
804
Camara-Mun-Albufeira

As Comemorações do Dia do Município de Albufeira, no próximo dia 20 de agosto, vão ficar marcadas pela inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, pela atribuição de medalhas de bons serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço e pelo Concerto de Gloria Gaynor seguido do, sempre memorável, espetáculo Piromusical, na Praia dos Pescadores.

Este ano, o programa tem a duração de três dias, com destaque para as atividades culturais e desportivas extra – programa protocolar: dia 18 “O Infinito da Noite”, instalação artística de Tamara Alves e Shaka Lion Dj Set; dia 19 Concerto da Banda IRIS e Zé Black DJ Set; dia 20 Abertura da Exposição “Portugal” – Pintura de Jorge Landmann e, a finalizar a manhã, a 17.ª Prova de Mar de Albufeira com direito a entrega de prémios.  

No próximo dia 20 de agosto (feriado municipal), o Município de Albufeira volta a comemorar o Dia do Município, data em que se assinala a doação da Carta de Foral ao concelho, por D. Manuel I, no ano de 1504. O referido documento régio utilizado em Portugal, entre os séculos XIII e XVI, tinha por objetivo regulamentar a administração e os deveres e privilégios dos seus habitantes.

Um concelho com longa História que, neste dia, assinala a sua identidade, com um programa que tem início às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, com o habitual Hastear da Bandeira, ao som do Hino Nacional executado pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne, acompanhado de Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

Às 10h00, decorre a inauguração da Escultura do Brasão do Concelho de Albufeira, uma réplica em pedra, da autoria de Orlando Sousa. Segue-se (10h15) a inauguração da Obra Escultória “Primavera” da artista albufeirense Vanessa Barragão.

A Sessão Solene de Atribuição de Medalhas de Bons Serviços aos funcionários municipais com mais de 15, 25 e 35 anos de serviço, nos graus bronze, prata e ouro, um dos pontos altos do programa, está agendada para as 10h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Na parte da manhã, (9h30) há ainda a destacar a abertura da Exposição “Portugal” – Pintura de Jorge Landmann (1780-1854), no Museu Municipal de Arqueologia. O programa desportivo tem início às 11h00, na Praia do Inatel, com a 17.ª Prova de Mar Albufeira; às 11h15 decorre a VI Prova Kids de Albufeira; às 12h15 realiza-se a Prova principal de 2000 metros e às 13h45 a entrega dos prémios.

O programa prossegue na parte da tarde com um dos momentos mais aguardados do dia, a Inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, que vai ter lugar às 18h30, no sítio da Torre da Medronheira. Trata-se de um equipamento social há muito esperado pela população e de importância vital para o concelho.

Trata-se de um equipamento social há muito esperado pela população e de importância vital para o concelho.

O equipamento, que implicou um investimento na ordem dos 5 milhões e duzentos mil euros, apoiado pelo CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, é composto por dois pisos e foi construído num terreno do Município com uma área total de 6.225,41 metros quadrados. A área bruta de construção é de 3.880,72 metros quadrados, distribuídos por duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a Creche e outra ao Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes.

A Creche tem capacidade para 42 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário.

O programa do dia 20 encerra com “chave de ouro” com o concerto de Gloria Gaynor, com início às 22h30, na Praça dos Pescadores. A rainha da era Disco foi eternizada pelo tema “I Will Survive” e é nome gravado para sempre no “Dance Music Hall of Fame”. Para além do seu famoso tema de 1978, a cantora norte-americana promete brindar os fãs com temas do seu extraordinário álbum de 2002, “I Wish You love”, bem como “Testimony”, lançado em 2019, num tributo ao gospel.

Quando for meia-noite, os céus de Albufeira iluminam-se de magia, luz e cor com um espetáculo Piromusical, a partir da Praia dos Pescadores. Trata-se de um espetáculo imersivo que promete deslumbrar residentes e turistas. A Festa continua com o Deelight DJ Set, com o início de atuação marcado para as 00h15.

Mas o programa de comemorações começa dois dias antes, no dia 18 de agosto, com a instalação artística de Tamara Alves “O Infinito da Noite”, que se apresenta pela última vez, no túnel de acesso à Praia do Peneco, a partir das 20h00, a que se junta, no areal, um set do DJ Shaka Lion.

Na véspera do feriado, dia 19 de agosto, o palco da Praia dos Pescadores recebe o irreverente grupo rock algarvio de Domingos Caetano, a banda IRIS que, a partir das 22h00, promete levar os visitantes ao rubro com alguns dos seus êxitos mais conhecidos como “Atira`Tó Mar” e “Oh Mãe, Aquêle Moçe Batê-me”. A noite termina com Zé Black DJ Set, que sobe ao palco pelas 23h30.

CM Albufeira