O maior festival de folclore do Sul arranca dia 20 de agosto no Teatro das Figuras!
“20 anos a Abraçar o Mundo” é o mote para uma semana intensa de música, dança e tradições no maior festival de folclore do Sul de Portugal. A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias irão conhecer diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participarão no festival de 20 a 26 de agosto.
O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e vai já para a sua 19ª edição. O festival realiza-se desde 2003, e apenas foi interrompido em 2020/2021 devido à pandemia. No ano do 20º aniversário do certame, as músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes irão brilhar, uma vez mais, nas dezenas de espetáculos e outras atividades que compõem a programação do FolkFaro 2023.
Teatro das Figuras recebe a Gala de Abertura
A Gala de Abertura no Teatro das Figuras, na noite de 20 de agosto (domingo, às 21.30h), marcará o início do festival, um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural da capital algarvia.
A Gala contará com a participação do grupo anfitrião, e de seis grupos internacionais convidados, podendo os bilhetes ser adquiridos na bilheteira do Teatro, na BOL – Bilheteira online, ou ainda nas lojas FNAC.
Um Mundo que Canta, Dança e Encanta!
São mais de uma centena os grupos de todo o mundo que anualmente se propõem a participar no FolkFaro, sendo a seleção efetuada pela organização com base em critérios de qualidade e diversidade. Estão, assim, confirmadas as presenças, durante todo o festival, dos seguintes países e grupos:
- COREIA DO SUL – Keimyung University Dance Company (Daegu)
- COSTA RICA – Siwõ Agrupación Folclórica (San José)
- ESPANHA – Tierra de Barros (Almendralejo)
- FRANÇA – Nice La Belle (Nice)
- PERÚ – Tradiciones Peru (Arequipa)
- PORTUGAL – Grupo Folclórico de Faro (Anfitrião)
- SÉRVIA – Kud Karadžić (Loznica)
Para além destes grupos internacionais a tempo inteiro, haverá participações pontuais de mais dois grupos internacionais no palco do Passeio da Doca, num total de 8 presenças internacionais:
- ÁFRICA DO SUL – Ama Zebra Ensemble
- ÍNDIA – Spandan Sanskrutik
Abrindo portas a outras expressões artísticas para além do folclore, registam-se também as participações especiais de :
- Versus Tuna – Tuna Académica da Universidade do Algarve
- Clube de Danças João de Deus
- Sandra Cristo (Hino do FolkFaro – “Unidos por um Laço”)
Espetáculos diários no Palco do Passeio da Doca
Os espetáculos diários em Faro, regressam este ano ao Palco do Passeio da Doca, nas noites de 21 a 26 de agosto. De segunda a sexta, atuarão sucessivamente os diversos grupos. Em cada uma dessas noites atuarão dois grupos de países diferentes, dando-lhes assim a oportunidade de mostrar o seu espetáculo mais completo, culminando com o grande espetáculo de Encerramento, no sábado 26/8, com os seis grupos participantes a tempo inteiro e o grupo anfitrião.
O FOLKFARO é o único festival no Algarve com a certificação internacional do CIOFF®– Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.
Um Programa Descentralizado e Inclusivo
O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos em localidades e concelhos vizinhos, de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel e Tavira, num total de 11 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.
As Animações de Rua, assim como os desfiles dos grupos na baixa de Faro e as animações no Moto Clube de Faro e na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de alegria e festa à cidade.
Os Programas Especiais para crianças na Biblioteca Municipal de Faro e no Refúgio Aboim Ascensão, para idosos na ARPI e para os reclusos do Estabelecimento Prisional de Faro reforçam a componente social do festival.
Os Ateliers de Dança, na Escola EB 2,3 Santo António, irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos que nos visitam.
A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé na tarde do último dia do Festival, com uma mensagem de paz e união entre os povos, constitui também motivo de interesse deste festival.
A Gala de Abertura, os espetáculos no Palco do Passeio da Doca e a Celebração Ecuménica poderão ser vistos em qualquer parte do mundo, através da transmissão online assegurada peça Mais Algarve nas diversas plataformas e redes sociais.
O Voluntariado e a inserção do festival na comunidade são aspetos fundamentais do FolkFaro. Os voluntários asseguraram o bom funcionamento de diferentes áreas do festival: Comissão Organizadora, Alojamento, Cozinha e Refeitório, Transportes, Folk-Bar, Folk-Shop, Portaria, Secretariado, Apoio de Palco ou ainda acompanhando os Grupos como Guias.
Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, as Juntas de freguesia do concelho de Faro, Ayuntamento de Villablanca, Teatro Municipal de Faro e Fagar apoiam ou colaboram com a organização do evento.
GFF | Agosto´23