Galeria In The Pink – Loulé | Exposição de Albarrán Cabrera

0
90
Exposição-Albarrán-Cabrera-1

Albarrán Cabrera é um duo de photo art que vive e trabalha em Barcelona, Espanha. Sua prática artística parte de múltiplas referências culturais na literatura, pintura, cinema, ciência e filosofia, ao reunir perspectivas tanto ocidentais como orientais sobre como vemos e percebemos o mundo ao nosso redor.

The Mouth of Krishna é a primeira mostra individual de Albarrán Cabrera em Portugal. As obras seleccionadas para esta exposição apresentam uma sutil, porém surpreendente, variedade de poéticas visuais que transportam o público a um universo onírico de lugares encantados e momentos atemporais.

O título da exposição, e da série apresentada nela, foi retirado de um conto tradicional na cultura hindu. Neste, o jovem Krishna, supremo deus da proteção, compaixão e amor, tem a sua boca examinada por sua mãe para então revelar dentro dessa mesma boca o universo completo e infinito. Todas as estrelas e planetas; todas as terras e todos os mares; todas as ideias e emoções; toda a pena e toda a esperança e, consigo, a compreensão mais definitiva de que em qualquer parte do universo há também um outro universo inteiro.

Nesse sentido, a exposição investiga sobre diferentes perceções sobre a realidade e sobre o pertencimento, ao provocar as noções de sonho e memória e a capacidade destes em definir quem somos e o nosso entendimento sobre nossas próprias experiências.

Como espectadores, frequentemente relacionamos as imagens aos nossos próprios trajetos pessoais, sonhos e lembranças. Do ponto de vista dos artistas, “nós somos nossas memórias. Elas definem quem somos e ajudam-nos a entender a nossa realidade.”

Nesse desafio constante de chegar a conhecer a nossa própria individualidade, examinamos o mundo através de uma janela física e, ao mesmo tempo, buscamos olhar ao nosso interior numa tentativa de separação entre os pensamentos e o nosso caráter mais intrínseco.

Quando nos aproximamos das obras incluídas em The Mouth of Krishna, observamos uma tensão análoga e sedutora entre um mundo externo misterioso e desconhecido e outro igualmente misterioso mundo interior.

Em vista disso, os Albarrán Cabrera fazem uma afetuosa referência a Álvaro de Campos (heterónimo de Fernando Pessoa), em seu eterno poema “Tabacaria”, sobre o trecho “Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada. / À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.”

As fotografias de Albarrán Cabrera foram expostas em galerias e feiras de arte em Espanha, Japão, Suíça, EUA, Bélgica, Países Baixos, França, Alemanha, Líbano e Itália. Dentre as colecções privadas e instituições que albergam suas obras estão Hermès, Goetz Collection, The German Bundestag’s Art Collection, Banco de Santander, De Nederlandsche Bank, entre outras. Os artistas também produziram impressões fotográficas para instituições como Fundació La Pedrera, Barcelona; Fundació Toni Catany, Mallorca; Museu Reina Sofía, Madrid; FotoColectania, Barcelona; the Photographic Archive, Barcelona. Também colaboraram com editoriais como Adelphi Edizioni, Mondadori Libri, Penguin Random House, Diogenes Verlag, RM Verlag e Ediciones Atalanta, além de instituições como La Monnaie De Munt, a ópera nacional da Bélgica.

Exposição The Mouth of Krishna, Albarrán Cabrera, In The Pink, Gallery for Fine Photo Art

A partir de 8 de setembro de 2023

Terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e sábados, das 10h às 14h

In The Pink


Créditos de Albarrán Cabrera, “The Mouth of Krishna, #número”, ano. Cortesia dos artistas e In The Pink, Loulé