Integrado nas comemorações do Dia do Município, terá lugar no próximo dia 03 de setembro, pelas 18h30, a cerimónia de inauguração do Centro de Exposições de Alcantarilha, resultado das obras de requalificação do Antigo Mercado Municipal, promovidas pelo Município de Silves, as quais vieram dar uma nova vida ao espaço, dotanto a Freguesia de um equipamento promotor da fruição cultural, que permite a exibição de obras de arte dos mais variados artistas.
O evento será marcado pela inauguração da exposição “Quebra-Costas”, com Obras da Coleção Luís Negrão e Família (artistas representados: Ana Hatherly, António Dacosta, António Vasconcelos Lapa, Heitor Figueiredo, Inácio de José Mendonça, João Queiroz, Júlio Pomar e Liliana Velho Urbano), com curadoria de Hugo Dinis, ajusta-se conceptualmente ao local em que é apresentada.
A mostra pode ser visitada no renovado Centro de Exposições de Alcantarilha até ao dia 31 de dezembro, de terça-feira a sábado entre as 13h00 e as 19h00. A entrada é livre.
+ sobre a Exposição “QUEBRA-COSTAS”
Tomando como ponto de partida a conhecida ruela ingreme, escorregadiça e estreita de Coimbra, Quebra-Costas, ironiza-se com a fragilidade das peças de cerâmica bem como com a relação com os encostam acidentadas que povoam as paisagens rurais. Neste sentido, as obras delirantes de António Vasconcelos Lapa, Heitor Figueiredo e Liliana Venho, podem relacionar-se com as paisagens do campo nas obras de Ana Hathery, João Queiroz e Urbano. Enquanto a vida do mercado pode ser enunciada nas obras de Júlio Pomar e António Dacosta. Através de uma obra do artista amador Inácio de José Mendonça presta-se homenagem à terra em que viveu.
Mun Silves