Cristina Branco | Novo single e vídeo “Senhora do Mar Redondo”

0
1486

Com letra de Lídia Jorge, no Fado Cravo com música de Alfredo Marceneiro, Senhora do Mar Redondo é o primeiro avanço para “Mãe”, o 18º álbum de Cristina Branco. O longa-duração, que chega aos escaparates no dia 22 de Setembro, é uma homenagem ao Fado Tradicional, desde sempre uma paixão assumida por Cristina Branco.

É a própria quem afirma nunca se ter debruçado “tão profundamente sobre o fado tradicional como neste disco. Se é ‘o’ fado ou o meu fado, não sei, mas foi no processo de aprendizagem e descoberta do caminho, que o disco se construiu” – e seria difícil encontrar melhor cartão de visita. 

Senhora do Mar Redondo” é suave mas também arrebatador, apaixonado e apaixonante: desde o primeiro instante, quando à delicadeza do dedilhar da guitarra portuguesa de Bernardo Couto se une a voz de Cristina Branco, cristalina e próxima. A este diálogo num manto de silêncio, com tanto de abraço quanto de oração, juntam-se, então, o contrabaixo profundo de Bernardo Moreira e o piano imponente de Luís Figueiredo, que trazem ao single uma carga dramática impossível de ignorar. 

Estende a tua mão velada, para o que o mar seja casa“, canta Cristina Branco em “Senhora do Mar Redondo” – estenda-se de volta a mão porque o embalo único da sua voz singular é muito mais do que música. É, realmente, uma verdadeira casa.

Para apresentar “Mãe”, Cristina Branco vai subir ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, no dia 21 de outubro, rumando ao Porto – Casa da Música, no dia 30 de novembro e, posteriormente, ao Auditório Municipal de Lagoa, no dia 1 de dezembro. A 2 de Fevereiro de 2024, Cristina Branco atua no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, incluída no ciclo “Há Fado no Cais”.

SES