DRCAlg | Gabinete de Apoio aos Agentes Culturais da Região

0
281
DRCAlg

A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) disponibiliza, a partir de dia 1 de setembro, um Gabinete de Apoio aos Agentes Culturais da região.

Esta nova valência foi criada no âmbito das atribuições da DRCAlg, de apoiar iniciativas culturais locais ou regionais, de caráter não profissional, que, pela sua natureza, correspondam a necessidades ou aptidões específicas da região. A sua constituição vem reconhecer o trabalho essencial desenvolvido pelos agentes culturais, na dinamização cultural da região e no acesso das populações à criação cultural.

O Gabinete de Apoio aos Agentes Culturais (GAAC) tem como principais objetivos prestar esclarecimentos relativos a candidaturas dos agentes ao PAACA – Programa de Apoio à Ação Cultural do Algarve e a outras linhas de apoio da DRCAlg, assim como esclarecer e encaminhar os agentes culturais nos processos de candidatura a financiamentos (nomeadamente candidaturas DGArtes, projetos europeus ou outros). Estreitar e intermediar a relação dos agentes culturais com os serviços desta direção regional, promover a disseminação de informação útil à atividade dos agentes culturais, do ponto de vista da legislação específica do setor, e programas de apoio e de financiamento, bem como promover a itinerância das criações artísticas dos agentes regionais são também objetivos deste serviço.

A DRCAlg pretende ainda que o GAAC possa contribuir para a crescente autonomia dos agentes culturais da região, no caminho para sua profissionalização, estabelecendo uma verdadeira relação de parceria com os agentes culturais existentes no território.

A criação deste Gabinete surge do contacto contínuo com os agentes culturais da região e assenta num trabalho preparatório que vem sendo realizado, nomeadamente a auscultação dos agentes culturais e profissionais da área da cultura, através de um formulário online (disponível de 21 de março a 12 de maio), com o objetivo de identificar as áreas de formação que consideram essenciais e deficitárias na região do Algarve, para o setor cultural.

No que concerne às áreas de formação que as associações e profissionais identificam como essenciais ao desenvolvimento da sua atividade e dos temas propostos, verificou-se que foram consideradas prioritárias as informações sobre os Programas de Financiamento para a Cultura e Indústrias Culturais e Criativas; os Programas de Financiamento Europeu para a Cultura e Indústrias Culturais e Criativas; os Programas de Apoio da DRCAlg e a Candidatura aos Programas de Apoio da DGArtes.

Foi igualmente pedido às associações e profissionais, numa questão aberta, que sugerissem áreas de formação adicionais e que as classificassem, quanto à sua relevância. Os temas considerados mais relevantes foram a gestão (cultural, de entidades culturais, de equipas, de eventos culturais, financeira); a programação cultural; a produção cultural; o marketing e comunicação para a cultura; a mediação e a formação de públicos.

De salientar que, ainda no mês de maio, tiveram lugar duas sessões de capacitação descentralizadas, em Castro Marim e Lagos, relativas ao programa de financiamento europeu para a cultura Europa Criativa, bem como um workshop com o objetivo de trabalhar aspetos práticos na formulação de candidaturas aos projetos europeus, que decorreu em Faro.

Como contactar?

Através do formulário online;

Por email para [email protected];

Por telefone para 289 896 070;

Semanalmente, à 3.ª feira, de forma presencial, na sede da DRCAlg, ou remota, com recurso a plataformas como o Zoom, o Meet, sujeito a marcação prévia através do email acima.

DRCAlg

DRCAlg-Logotipo