VRSA | Celebração das Festas em Honra de Nossa Senhora da Encarnação

0
322
Festas-NS-Encarnação

Vila Real de Santo António celebra, entre os dias 1 e 3 de setembro de 2023, as festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação, padroeira da cidade.

Este evento anual é um dos pontos altos do calendário, reunindo moradores e visitantes para três dias de festividades. Além da tradicional procissão e dos jogos populares, o cartaz contempla diversos concertos, atuações de djs e um espetáculo de fogo de artifício.

As celebrações começam esta sexta-feira com a atuação do dj Miax (22h00) e do dj Pedro Carrilho (00h00), no jardim da Avenida da República (frente à capitania).

No segundo dia das festas, a 2 de setembro, a música ao vivo entra em cena às 22h00 com a apresentação da «Banda Oitentamente», na Praça Marquês de Pombal. O programa continua ao ritmo do dj Gustavo Vera, que assume o palco no Jardim da Avenida da República, a partir da meia-noite.

O terceiro e último dia das festividades, a 3 de setembro, domingo, começa às 8h00, com a alvorada.

Às 10h00, a diversão continua com o Pau de Sebo, uma competição realizada na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha. A tradição marítima é celebrada com a Corrida de Barcos, também na Associação de Pescadores Santo António de Arenilha, às 12h00.

Pelas 17h00 tem lugar a Missa Solene. A tarde culmina com a grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação, a partir das 18h00, que será acompanhada pela Banda Filarmónica da Associação Cultural de VRSA e pelas embarcações de pescadores no Rio Guadiana.

A música ao vivo volta à Praça Marquês de Pombal, às 21h30, com a Orquestra Sérgio Peres, banda vila-realense fundada nos anos 70 e que alcançou o sucesso com temas como «Sem Ti». A formação está de regresso aos palcos com uma atuação única, em Vila Real de Santo António.

Segue-se um grandioso concerto de Tributo aos Gipsy Kings, com muita cor, luz e boa disposição, às 22h00.

O cartaz encerra com um espetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, na Avenida da República, junto ao Rio Guadiana.

As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, em parceria com a Junta de Freguesia de VRSA e a Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.

CM VRSA

Festas-NS-Encarnação-1