VRSA | José Malhoa anima Festas Tradicionais de Monte Gordo

0
1861
Festa-Monte-Gordo-Cartaz

Monte Gordo homenageia a sua padroeira, entre os dias 6 e 15 de setembro de 2023, com as tradicionais festividades em honra de Nossa Senhora das Dores, as quais irão encerrar em clima de grande animação, com um concerto de José Malhoa e um espetáculo de fogo de artifício.

As comemorações têm início a 6 de setembro, quarta-feira, com a atuação da Banda Musical da Associação Cultural de VRSA, às 21h00.

No dia seguinte, quinta-feira, os espetáculos começam às 22h00 e contam com a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha e do Grupo Etnográfico de Quelfes «Dança dos Velhos». A noite é rematada pelo Rancho Folclórico do Azinhal.

Já a 8 de setembro, sexta-feira, a partir das 22h00, o programa começa com os ritmos do grupo «Trio Gerações», seguindo-se as atuações de Rafael Sousa e dj Mel.

No sábado, a manhã fica reservada para atividades para os mais novos, a que se junta o 3º troféu em honra de Nossa Senhora das Dores, às 11h00, organizado pela Associação Escolas de Futebol Monte Gordo. Segue-se, às 17h00, o jogo de veteranos Grupo Desportivo Os Cuícos X Sporting Clube Viana do Alentejo, bem como as habituais cerimónias religiosas na igreja de Monte Gordo (19h00). A animação da noite começa às 22h00 e está a cargo da banda «Remember Me», «Duo Reflexo» e dj Cabeça.

No domingo, dia 10 de setembro, a manhã começa com a Alvorada, acompanhada pela Banda Musical da Associação Cultural de VRSA (8h00), e continua com a habitual corrida de barcos a remos (12h00).

O ponto alto das festas é a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, às 17h00. Marcada por um cariz muito característico, a celebração percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso.

Também no domingo, às 22h00, a Avenida Marginal de Monte Gordo recebe um concerto de José Malhoa, autor incontornável de músicas românticas e festivas na música ligeira portuguesa.

O artista irá trazer a palco alguns dos seus inúmeros sucessos de Verão dos últimos anos e fechará em grande uma das mais carismáticas romarias do Algarve.

O cartaz fica concluído com o tradicional fogo de artifício, às 00h00, que iluminará a Baía de Monte Gordo, e termina com a atuação do dj Paulo Karussa com as inigualáveis músicas dos anos 80 e 90.

A festa em honra de Nossa Senhora das Dores é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela Junta de Freguesia de Monte Gordo e pela paróquia local. Conta com o apoio da Associação de Mariscadores da Praia de Monte Gordo, da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo e do Grupo Desportivo «Os Cuícos».

CM VRSA