Conversas com Barriguinhas | Como Cuidar de um Recém-nascido?

0
237
Conversas-Barriguinhas

Desde a muda da fralda ao alívio das cólicas, os recém-nascidos necessitam de cuidados constantes nos seus primeiros dias de vida. Este será o foco dos eventos online gratuitos das Conversas com Barriguinhas, nos próximos dias 20 e 27 de setembro, pelas 21h00. O objetivo é apoiar as grávidas a preparar a chegada do bebé e dar a conhecer os cuidados realizados logo após o nascimento e são cruciais para a saúde do bebé.

No dia 20, o pediatra Manuel Magalhães, da Mustela, vai falar sobre os primeiros dias do recém-nascido em casa, que podem ser muito desafiantes, visto que o bebé ainda se está a adaptar a um mundo novo e os pais a uma dinâmica familiar completamente diferente da que existia antes do bebé.

Nestes primeiros dias em casa com o bebé, saber como acalmar e aliviar as cólicas é essencial. Assim, a psicóloga pediátrica da ForBabiesBrain Clementina Almeida vai partilhar diversos cuidados que podem ajudar a evitar estes episódios, como pegar o bebé ao colo, fazer massagens circulares na barriga ou dar um banho morno.

Ainda a pensar nas grávidas que estão na reta final da gravidez, prestes a conhecer o seu bebé, a personal trainer Sandra Sousa vai dar uma aula de exercícios que devem fazer parte da rotina no terceiro trimestre.

Já no dia 27, vão ser abordadas as questões mais frequentes na hora da muda da fralda: Que produtos devemos utilizar? Como devemos colocar a fralda? Qual o tamanho mais adequado para o bebé? As enfermeiras especialistas em Saúde Infantil e Pediatria Ana Gaspar e Diana Calaia, da Aventura do Cuidar, vão explicar tudo sobre este processo, que deve acontecer com frequência sempre que a fralda estiver suja ou molhada, nomeadamente como podem proteger a pele do rabinho e como podem colocar a fralda de forma a não incomodar o bebé.

E porque existem algumas particularidades na anatomia do aparelho respiratório do bebé, existindo um maior risco de desenvolvimento de patologias, a enfermeira Luciana Rodrigues, especialista em reabilitação respiratória da Alívio em Respirar, vai ajudar os pais a identificar os principais sintomas de infeção.

Neste dia as grávidas também vão ter direito a um momento dedicado à sua saúde oral, com a médica dentista e autora do blog Dente a Dente Inês Guerra Pereira, que vai explicar como evitar complicações dentárias na gravidez.

Em ambos os eventos, serão abordados os benefícios e características das células estaminais do cordão umbilical do bebé, assim como as atuais aplicações clínicas e futuros desenvolvimentos, com as conselheiras em células estaminais da Crioestaminal Sofia Figueiredo e Joana Gomes.

Por fim, e porque setembro é o mês da grávida, uma das participantes destes eventos vai ter a oportunidade de receber uma mala de maternidade.

As inscrições estão disponíveis nas plataformas.

BCW