Escolas de Faro recolheram mais de 11 toneladas de Pilhas e Equipamentos Elétricos Usados

0
160
ERP-Portugal
  • O projeto escolar da ERP Portugal, Geração Depositrão, contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos;
  • As toneladas de resíduos recolhidos neste distrito foram conseguidas por 7 escolas;
  • A ERP Portugal apoia as escolas participantes com contrapartidas financeiras, entregues em cartões presente.

A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), impulsionou a recolha de cerca de 11,8 toneladas deste tipo de resíduos em 7 escolas do distrito de Faro, na 15ª edição da Geração Depositrão.

A Geração Depositrão é um programa da ERP Portugal que há mais de 15 anos contribui ativamente para o cumprimento das metas de recolha de REEE e RP&A, através da sensibilização de professores e alunos, bem como da restante comunidade escolar, para o correto encaminhamento deste tipo de resíduos.

Na 15ª edição, estas 7 escolas do distrito de Faro conquistaram, globalmente, mais de mil euros em cheques-prenda para aquisição de material para o estabelecimento de ensino. A EB1 de Cabanas de Tavira foi a que mais resíduos recolheu neste distrito, com um total de 8,5 toneladas, tendo ficado em 9º lugar a nível nacional, de um total de 431 escolas.

Tendo como objetivo o correto encaminhamento de resíduos considerados perigosos, a ERP Portugal, através dos seus parceiros, oferece por categoria (tipo de equipamentos como, TV e monitores, equipamentos de arrefecimento, Lâmpadas e Pilhas), prémios em equipamentos novos.

A Geração Depositrão é o projeto escolar de recolha de REEE e RP&A com maior representação a nível nacional, contando já com 15 anos de presença nas escolas portuguesas, em parceria com a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do programa Eco-Escolas. Atualmente, este projeto sensibiliza mais de 800 estabelecimentos de ensino, desde o jardim de infância até ao ensino superior, e cerca de 100.000 alunos em todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira.

O projeto envolve, anualmente, a comunidade escolar, nomeadamente as escolas inscritas no programa Eco-Escolas. O valor global de prémios que serão entregues às escolas, no evento do Galardão 2023 ultrapassa os 55.000,00 euros.

Além da recolha de resíduos, a 15ª edição incentivou atividades criativas ao longo do ano letivo, promovendo a literacia ambiental, incluindo quizzes com perguntas de sustentabilidade, que atraíram mais de 1.000 alunos.

HKS

Geração-Depositrão