Iniciativa da Mákina de Cena pretende somar recursos humanos àquela que será uma criação ambiciosa que promete abrir novos caminhos no panorama teatral algarvio.
A terceira semana de setembro é a altura escolhida pela Mákina de Cena para o arranque do ciclo de workshops de apoio à criação teatral integrados no colecTA 23. Depois do workshop “O Actor e a Neutralidade”, orientado por Nuno Pino Custódio, que marcou a primeira fase da criação deste projeto, seguem-se três novas propostas de formação para somar recursos humanos aquela que será uma criação ambiciosa e coletiva, com inúmeros parceiros e entidades envolvidos.
O Workshop de Iluminação Cénica – A Luz Invisível, orientado por Mafalda Oliveira, dá o pontapé de saída desta oferta formativa e terá lugar entre dias 19 e 21 de setembro das 17h00 às 21h00 nas instalações do IPDJ em Faro.
Durante estes 3 dias serão abordadas as bases e conceitos gerais do trabalho de luz em teatro e as inscrições estão abertas a todos os interessados. Numa segunda fase, em outubro, no Teatro Lethes, também em Faro, irá decorrer um segundo módulo desta formação, dirigido aos participantes que desejem aprofundar conhecimentos sobre o desenho e técnica de luz, aproveitando o processo de criação do colecTA’23.
Com mais de 20 anos de atividade, Mafalda Oliveira desenvolve trabalho de desenho de luz, sonoplastia e direção técnica nas áreas do teatro, música, dança contemporânea e artes plásticas, tendo, ao longo do seu percurso, colaborado com companhias e festivais como: Festival Temps d’image, Teatro das Beiras, Marionetas de Mandrágora, Companhia da Chanca, entre muitos outros.
A oferta formativa continua em outubro com mais dois workshops. O primeiro dos quais – Workshop de Cenografia e Figurinos – irá ter lugar na Casa da Mákina em Loulé entre os dias 11 e 13 de outubro. O workshop decorrerá em horário pós-laboral, das 18h00 às 21h00 e será orientado por Patrícia Raposo, profissional que soma ao seu currículo de figurinista em teatro, uma vasta experiência como assistente de figurinos em televisão, aderecista e cenógrafa, tendo colaborado com companhias como O Grupo de Teatro o Bando, a Companhia de Teatro de Almada ou a ESTE – Estação Teatral.
Este workshop, com vagas limitadas a 8 participantes, é destinado a pessoas ligadas à área da cenografia e figurinos. Partindo de uma aproximação mais teórica e conceptual a estas disciplinas, esta ação irá abranger todo o processo de conceção plástica de um espetáculo, desde a criação à concretização e à apresentação, abordando questões como: o corpo e o espaço, a relação entre Actor, espaço e espectador e como a cenografia influencia este diálogo; bem como, a relação do Actor com o figurino e a criação de personagens.
Este ciclo de formações fica completo com um workshop de Produção Cultural orientado por Pedro Silva, Docente de Gestão Cultural, Políticas Culturais e Programação e Produção Cultural na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e com vasta experiência na área cultural – foi produtor executivo na Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura e diretor de produção de produção na Cooperativa Cultural “A Oficina, Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães”.
Destinado a profissionais de Instituições culturais como Teatros, Associações e Companhias, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e entidades similares, este workshop decorrerá em 3 datas diferentes: 9 e 10 de outubro no Teatro Lethes em Faro, entre as 17h30 e as 22h30; 11 e 12 de outubro em Lagoa e 30 e 31 de outubro em Lagos – ambas com local e horário a confirmar. Nestes workshops pretende-se apresentar ferramentas e instrumentos de produção executiva, bem como analisar procedimentos usados na pré-produção, produção e pós-produção de ações culturais.
O colecTA é um projeto de criação e capacitação de âmbito regional, que reúne vários atores e estruturas artísticas algarvias com a mesma vontade: construir um caminho conjunto e criar outras possibilidades para o exercício teatral no Algarve. Com uma primeira edição em 2023, pretende-se que o coletivo cresça e se implemente uma atividade criativa cíclica, com nova edição prevista para 2025/26.
Mákina de Cena